Se uma grande quantidade de empilhadeiras elétricas for abastecida ao mesmo tempo pode ocorrer uma sobrecarga de consumo de energia na sala de carregamento de baterias, extrapolando a cota de eletricidade previamente estipulada. Mesmo que esses picos de consumo ocorram apenas em curto espaço de tempo, muitas vezes, elevam as despesas com a conta de luz nas empresas. Mas agora, manter um fluxo de carregamento constante e mais equilibrado ficou mais fácil. A unidade Perfect Charging da Fronius, divisão da companhia austríaca especializada em soluções para carregamento de baterias, desenvolveu a ferramenta Load Balancing, de balanceamento de carga.
Módulo da plataforma Charge & Connect, de gestão de carga de energia, o Load Balancing controla o processo de carregamento das baterias de chumbo-ácido, fornecendo energia na faixa de potência ideal e de maneira mais estável. Com esse recurso, é possível equilibrar a curva de consumo da infraestrutura de carregamento de baterias e ao mesmo tempo manter a quantidade de empilhadeiras abastecidas necessária para operação diária.
A função do Load Balancing pode ser ativada no portal Charge & Connect. O balanceamento de carga é realizado automaticamente, para isso, basta configurar o parâmetro do carregamento no portal, indicando o perfil do turno e seus requisitos em relação à quantidade de baterias necessária para operação, horário de início e término do processo. A partir dessas informações, o software analisa em tempo real a situação das estações de carregamento, determina como carregar a frota com eficiência energética, seja por rotas, escalonamento ou combinação de ambos. A reprogramação pode ser feita a qualquer momento ou quando forem instaladas estações de carregamento de bateria adicionais.
Os recursos da solução de balanceamento de carga da Fronius otimizam o trabalho dos gestores de logística, que podem se concentrar em outras atividades enquanto a tecnologia organiza e executa a tarefa no período programado.
O Load Balancing Charge & Connect da Fronius deve chegar ao Brasil em 2023.