Estima-se que 71.730 novos casos de câncer de próstata sejam registrados no Brasil no triênio 2023-2025, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que atua no desenvolvimento e coordenação de ações integradas para a prevenção e controle do câncer no país. Ainda segundo o órgão, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.
O médico urologista Dr. Nelson Caprini Júnior, da franquia Clínica da Cidade, ressalta a importância de conscientizar os homens sobre a doença. Segundo o especialista, a idade, a presença de histórico familiar e a obesidade são fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da doença.
“No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. São indivíduos cujo pai ou irmão tiveram a doença antes dos 60 anos. Ela é uma doença silenciosa, na maioria das vezes não apresenta sintomas. Por isso, o acompanhamento anual a partir dos 45 anos para este grupo é essencial para descoberta da doença no estágio inicial para ampliar a expectativa de vida dos homens”, explica.
A obesidade, condição médica causada pelo acúmulo de gordura localizada em diferentes partes do corpo humano, também pode agravar a agressividade do câncer de próstata. “Isso ocorre porque o organismo fica mais inflamado, por conta da má alimentação, o que contribui para o surgimento da enfermidade”, diz Caprini.
Dois exames são utilizados para identificar a doença. O primeiro é o toque retal, no qual o urologista avalia o tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Também é possível fazer o diagnóstico com o PSA (sigla em inglês para dosagem do antígeno prostático específico), um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.
Em estágio mais avançado da doença, alguns sintomas podem ser sentidos, especialmente dificuldade para urinar; dor ao urinar e ao ejacular; presença de sangue no sêmen e na urina; aumento na necessidade de urinar mais vezes ao dia; e até alteração nas fezes.
“Para confirmar a doença, após uma primeira análise, é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal”.
Dr. Nelson alerta que homens sem sintomas também precisam fazer exames de rotina. “Fazer o acompanhamento ajuda a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento.
A Clínica da Cidade, que nasce há mais de 20 anos, em Campinas, no interior de São Paulo, oferece atendimento humanizado e preços acessíveis para cuidados preventivos com a saúde. A rede está presente em 14 Estados do Brasil e oferece consultas com urologistas, além de exames de diagnóstico, como toque retal e PSA.
“Acreditamos que a prevenção é o melhor caminho para cuidar da saúde. Por isso, oferecemos aos nossos pacientes um atendimento completo e acessível, para que eles possam realizar os exames necessários e ficarem tranquilos quanto à sua saúde”, afirma Rafael Teixeira, co-fundador e CEO da Clínica da Cidade.
Sobre a Clínica da Cidade
Fundada em 2003 pelo casal José Carlos Teixeira e Cláudia Teixeira, em Campinas, interior de São Paulo, a Clínica da Cidade conta hoje com 56 unidades em operação, incluindo nove próprias. Em processo de expansão para todos os Estados do Brasil, por meio do modelo de franquia, iniciado em 2018, a marca tem a missão de tornar a medicina acessível a todos – com preços justos, contribuindo para o diagnóstico precoce de doenças. Em toda rede, são mais de 500 colaboradores que atuam na realização de cerca de 4 mil tipos de exames diferentes, além de mais de 1,3 mil médicos de mais de 20 especialidades.
Ficha técnica:
Ano de Fundação: 2003
Sede da Franquia: Campinas – SP
Ano de entrada no franchising: 2018
Segmento no franchising: Saúde Beleza e Bem-estar
Total de unidades próprias: 9 – 6 unidades em Campinas, uma em Indaiatuba, uma em Piracicaba e uma na capital paulista.
Número total de franquias: 45 unidades
Implementação: 17 unidades
Total de contratos + unidades em funcionamento: 71 unidades
Formatos disponíveis: São 3 formatos: Select, Essential e Premium
Investimento inicial total: a partir de 745 mil
Taxa de Propaganda: 2%
Royalties: 6% a 7%