A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de receber uma remessa de equipamentos que serão destinados ao combate à Dengue. São 13 nebulizadores motorizados (costais e para uso em carro) para reforçar as ações de vigilância. Também foram adquiridos insumos para controle de pragas em prédios públicos, cemitérios e casos de urgência.
Com os novos equipamentos, a secretaria prevê reforço e ampliação no esquema de nebulização que ocorre em bloqueios, em localizações definidas quando há notificações suspeitas da doença. O investimento foi de R$ 53 mil.
De acordo com o secretário de Saúde, Ronaldo Gonçalves Júnior, apesar do esforço da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), a estrutura utilizada para o serviço é antiga, o que compromete o ritmo das atividades.
Do total de peças existentes, a maior parte está comprometida. Há equipamentos sucateados e outros que esperam por manutenção há dois anos.
“Melhorar as condições de trabalho é prioridade da atual administração municipal. Quando assumimos a gestão, verificamos a necessidade de reforçar as peças que são fundamentais para o serviço. Nesse momento em que a transmissão da dengue é um fato preocupante, medidas de combate fortalecem nosso trabalho”, ressaltou.
A Secretaria de Saúde orienta a população de que é fundamental que cada um faça a sua parte no combate ao Aedes aegypti. Para evitar a proliferação do mosquito é preciso manter os quintais limpos e eliminar objetos que possam acumular água.
Os visitadores da EMCAa estão empenhados em avaliar as condições dos imóveis. “As pessoas precisam liberar a entrada dos agentes em suas casas. É uma questão de saúde”, afirma o secretário.
O levantamento mais recente realizado pela secretaria, em janeiro, alertou para grande quantidade de larvas encontradas no município. O índice de infestação foi de 5,2%, bem acima do tolerável pela Organização Mundial de Saúde, que é de 1%.
Fonte: COMUNICAÇÃO/Prefeitura de Catanduva