O Sesc Catanduva apresenta programação infantil variada em novembro

O fim do ano se aproxima, e o Sesc Catanduva oferece muitas opções de programação infantil no mês de novembro. As crianças poderão se divertir bastante com suas famílias nos domingos e feriados, além de aprenderem conceitos importantes sobre saúde bucal, questões sociais e preconceito racial por meio das propostas de teatro e circo deste mês.

Logo no primeiro feriado de novembro, na quinta dia 2, o Sesc Catanduva traz a peça “Os criados do Barba Azul”, do grupo teatral Os Fabulistas. A peça é uma adaptação do clássico de Charles Perrault, em cuja versão, os criados vivem na mansão cuidam de tudo e a protegem até de um suposto intruso que aparece por lá. Para tanto, eles decidem contar toda a verdadeira e assustadora história do casarão e do temível Barba Azul. Misturando terror com humor, esses criados atrapalhados deixam o público muitas vezes entre o medo e o riso. O espetáculo conta, ainda, com músicas originais executadas ao vivo e manipulação de bonecos. Já no domingo, dia 5, é a vez do espetáculo “Encontros escabrosos em lugares pavorosos”, espetáculo teatral da Cia. Prana que conta quatro histórias inéditas cheias de lugares esquisitos e encontros espantosos, inspiradas nos contos de Edgar Allan Poe e nas tramas de suspense de Agatha Christie. A apresentação é realizada com teatro de papel, sombras e até violino ao vivo!

Continuando a programação cultural infantil, no dia 12, acontece o espetáculo circense “Que Susto!” com a Cia. Estripulias Imagináveis Fractons. Nessa história engraçada e ao mesmo tempo de arrepiar, os dois palhaços Gibiló e Gibileu estão ensaiando musicais. Um dia, de maneira inusitada, aparece uma carta sinistra, com um convite para fazer um show. Porém, o que parecia a salvação, tinha uma condição que era de arrepiar… Eles deveriam tocar em um cemitério à meia noite! Justo neste lugar que metia medo só de se falar. Chegando lá, o silêncio assustador, o som do vento e até um gato desgrenhado, fazem com que procurar o local da apresentação se torne uma aventura. Depois de algum tempo aparece uma surpresa! Uma história emocionante, na qual a amizade e a união são representadas na vida de personagens irreverentes e fora do contexto. Um resgate das duplas de palhaços clássicos dos circos brasileiros, o cômico e o ingênuo juntos, para alegrar o público de todas as idades com um humor criativo.

No dia 15, a programação do mês continua com outro espetáculo circense bem divertido, intitulado “O melhor show do mundo…na minha opinião”, do artista Tiago Marques, ou melhor, do palhaço Ritalino. No espetáculo, a plateia vê um palco iluminado, mas, após o terceiro sinal… cadê o show? A monotonia é quebrada pelos gritos do pipoqueiro, o palhaço Ritalino, que adentra o local e, pedindo licença da maneira mais espalhafatosa possível, ele vai abrindo caminho entre as fileiras da plateia e passando pelos lugares mais apertados e inacessíveis. Está na hora de vender suas pipocas ao respeitável público. Aparentemente os artistas não chegarão a tempo e o pipoqueiro para não perder sua clientela, resolve subir ao palco e entretê-la. Como vê o show toda noite, pensa que será fácil. O objetivo inicial de Ritalino, ao estar na pele do artista, é a de que o tempo passe, os sacos de pipoca esvaziem e a venda possa recomeçar. Como artista, ele é um completo desastre. É nessa derrota que o público encontra a gargalhada, percebe o objetivo do palhaço e seu imediato fiasco. O espetáculo tem um pequeno intervalo, assim como nos pequenos circos, nos quais os artistas completam a renda com a venda de comidas e souvenires. Portanto, Ritalino volta a trabalhar, o que significa mais pipocas à venda. Vê-se a malandragem do palhaço, mas também do vendedor ambulante.

No domingo dia 19, a unidade apresenta o espetáculo “Menino Coragem”, da Cia. Articularte, dentro da programação em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, que acontece em todas as unidades do Sesc no estado de SP. Em Catanduva, a apresentação acontece graças à parceria com a Prefeitura municipal, por meio das secretarias da Educação e da Cultura, além de contar com o apoio da Associação Cultural Dell’Arte. A peça conta a história de um menino (Boneco Zaki) e de sua irmã que se perdem de sua família, e vivem uma aventura inusitada. Com muita coragem, eles serão obrigados a cruzar uma floresta escura, com seres surreais, depois um mar de criaturas marinhas fantásticas, até chegarem em uma nova terra, onde terão que adaptar-se à vida daquele povoado. Diversos bonecos e formas animadas ajudam a contar essa curiosa trama dirigida por Dario Uzam, praticamente sem palavras. A ideia foi livremente inspirada em histórias de vida de imigrantes, exilados, refugiados e suas crianças e completou 18 anos de sua primeira apresentação.

A peça teatral “Cuidado com a Cuca,” da Cia. Apocalíptica, é a última programação cultural da agenda infantil, que acontece no dia 30. Nela, as crianças aprendem noções de higiene bucal, e se divertem. Na história, quando a floresta começou a ser derrubada e o “moderno” começou a ocupar todos os espaços, alguns seres do folclore se mantiveram em suas raízes, e outros abraçaram o novo e mudaram totalmente seu jeito de viver. A Cuca foi uma deles, que começa a desenvolver algumas doenças bucais (por conta da sua nova alimentação). Sua magia fica completamente descontrolada e acaba modificando toda a estrutura da floresta! Os irmãos Curupira e Caipora, que são os defensores da mata, terão que leva-la até o deus Tupã para ver se ele volta tudo ao normal; durante a jornada eles vão ensinando a Cuca a como não deixar isso acontecer de novo.

PROGRAMAÇÃO

Teatro

OS CRIADOS DO BARBA AZUL – com Os Fabulistas. A peça é uma adaptação do clássico de Charles Perrault. Nessa versão do conto, os criados que vivem na mansão cuidam de tudo e a protegem até de um suposto intruso que aparece por lá; para tanto, decidem contar a ele toda a verdadeira e assustadora história do casarão e do temível Barba Azul. Misturando terror com humor, esses criados atrapalhados deixam o público muitas vezes entre o medo e o riso. O espetáculo conta, ainda, com músicas originais executadas ao vivo e manipulação de bonecos.
Dia 2, quinta, às 10h30 | Quiosque | Grátis | Classificação: Livre

ENCONTROS ESCABROSOS EM LUGARES HORRIPILANTES – com Prana Teatro. Quatro histórias inéditas cheias de lugares esquisitos e encontros espantosos, inspiradas nos contos de Edgar Allan Poe e nas tramas de suspense de Agatha Christie. Com teatro de papel, sombras e violino ao vivo.
Dia 5, domingo, às 10h30 | Quiosque | Grátis | Classificação: Livre

MENINO CORAGEM – com a Cia. Articularte. A ideia foi livremente inspirada em histórias de vida de imigrantes, exilados, refugiados e suas crianças: um menino (Boneco Zaki) e sua irmã (Janaína) se perdem de sua família e vivem uma aventura inusitada, quando enfrentam situações estranhas, perigosas e também divertidas. Com muita coragem, eles serão obrigados a cruzar uma floresta escura, com seres surreais, depois um mar de criaturas marinhas fantásticas, até chegarem em uma nova terra, onde terão que se adaptar à vida daquele povoado. Diversos bonecos e formas animadas de tamanhos variados ajudam a contar essa curiosa trama. A apresentação da peça é fruto da parceria do Sesc com a Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Cultura e Educação e da Associação Cultural Dell’Arte; e faz parte da programação da Mostra Ubuntu.
Dia 19, domingo, às 10h30 | Quiosque | Grátis | Classificação: Livre

CUIDADO COM A CUCA – com a Cia. Apocalíptica. Quando a floresta começou a ser derrubada e o “moderno” começou a ocupar todos os espaços alguns seres do folclore se mantiveram em suas raízes outros abraçaram o novo e mudaram totalmente seu jeito de viver, a Cuca foi uma deles e quando ela começa a desenvolver algumas doenças bucais (por conta da sua nova alimentação) sua magia fica completamente descontrolada e acaba modificando toda a estrutura da floresta. Agora os irmãos Curupira e Caipora, que são os defensores da mata, terão que leva-la até o deus Tupã para ver se ele volta tudo ao normal e durante a jornada eles vão ensinando a Cuca a como não deixar isso acontecer de novo.
Dia 30, quinta, às 15h | Quiosque | Grátis | Classificação: Livre

Circo

 

QUE SUSTO – com a Cia. Estripulias Imagináveis Fractons. Nessa engraçada história de arrepiar, os dois palhaços Gibiló e Gibileu estão ensaiando musicais. Um dia, de maneira inusitada, aparece uma carta sinistra, com um convite para fazer um show. Porém, o que parecia a salvação, tinha uma condição que era de arrepiar…
Dia 12, domingo, às 10h30 | Quiosque | Grátis | Classificação: Livre

 

O MELHOR SHOW DA TERRA…NA MINHA OPINIÃO – com Tiago Marques . No espetáculo, a plateia vê um palco iluminado, mas após o terceiro sinal… cadê o show? A monotonia é quebrada pelos gritos do pipoqueiro, o palhaço Ritalino, que adentra o local e vai abrindo caminho entre as fileiras da plateia, pois está na hora de vender suas pipocas ao respeitável público. Aparentemente, os artistas não chegarão a tempo e o pipoqueiro, para não perder sua clientela, resolve subir ao palco e entretê-la. Como artista, ele é um completo desastre. É nessa derrota que o público encontra a gargalhada, percebe o objetivo do palhaço e seu imediato fiasco.
Dia 15, quarta, às 10h30 | Quiosque | Grátis | Classificação: Livre

SERVIÇO

Programação Infantil –Teatro e Circo
Período: Novembro/2017
Local: Sesc Catanduva

Sesc Catanduva
Praça Felício Tonello, 228 – Vila Rodrigues – Catanduva – SP – (17) 3524-9200
www.sescsp.org.br/catanduva

O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio e serviços, que a mantém e administra. Sua finalidade é a promoção do bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural de seu público prioritário e comunidade em geral.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Sesc Catanduva

Publicações relacionadas