Escultor e fotógrafo alemão, Thomas Demand (1964) realiza trabalhos em que fotografa modelos tridimensionais feitos de papelão e papel de salas em que ocorreram eventos históricos. A semelhança das imagens com a realidade questiona a função delas no mundo contemporâneo, deixando de ser representações do real para serem o próprio real.
“Kitchen” (2004) é uma foto (133 x 165 cm, impressa em c-print) baseada em registros visuais que soldados dos EUA fizeram no espaço em Tikrit (Iraque) onde o líder Saddam Hussein foi capturado em 2003. Após uma primeira impressão de realidade, observa-se, por exemplo, que o “fogão” não tem marcadores de temperatura e que as embalagens não apresentam rótulos.
O poder de “verdade” das fotos, que não têm a presença humana, é assim indagado. Para reforçar a ideia de “mentira” de suas obras conceituais, Demand destrói seus modelos de tamanho natural logo após terem sido fotografados. Resta assim apenas a falsa cozinha fotografada a partir de uma reconstrução escultórica do artista de um local que de fato existiu.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador