Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 18, a limpeza das margens do rio São Domingos, entre as ruas Ceará e São Paulo, área central do município. O serviço é necessário para viabilizar as obras de revitalização do espaço, com a canalização desse trecho do ribeirão, duplicação da ponte da rua 24, entre outros benefícios.
De acordo com informações da Secretaria de Obras e Serviços, o investimento será de R$ 10,7 milhões, com previsão de término em 360 dias. Nesta primeira etapa, será feita a limpeza do lado esquerdo do rio, na pista sentido bairro/centro.
A proposta de canalização do rio São Domingos integra o projeto “Corredores Verdes do Vale do Rio São Domingos de Catanduva”, desenvolvido durante a gestão anterior do prefeito Macchione e que foi vencedor da categoria paisagismo na Premiação IAB-SP, no 46º Congresso Internacional de Paisagismo, em 2008.
Na avaliação da Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto catanduvense destaca-se por criar um espaço humanizado e apresentar aspectos ambiental, cultural e educativo, recuperação de áreas degradadas e valorizar a infraestrutura urbana, com a disponibilização de mobiliário urbano e ciclovia cruzando bairros.
No trecho alvo das melhorias, entre as ruas Ceará e São Paulo, a canalização permitirá a formação de um amplo espaço de convivência em cada lado do rio, com arborização, colocação de bancos, ciclofaixa e calçadas acessíveis.
Canalização
Desde 2017, a Prefeitura tem atuado fortemente na dragagem e limpeza do ribeirão São Domingos e dos córregos que cortam o município, como forma de conter as cheias. A canalização parcial em concreto é medida complementar e necessária para reduzir riscos de transbordamento, à medida que facilita o fluxo das águas.
Paralelamente a esse serviço, a Prefeitura dá andamento à implantação de galerias pluviais nas ruas cujo alagamento é recorrente devido à falta de vazão, como a Antônio Girol, Altair e Mongaguá e, mais recentemente, a avenida Dona Engrácia.
Fonte: Assessoria/Prefeitura20