Orçamento 2024: juventude do município de Matão busca representatividade no debate público 

O município de Matão, localizado na Região Central do Estado, é um dos berços do agronegócio paulista e concentra uma das maiores produções de cana-de-açúcar e laranja do Brasil. No entanto, quem atualmente leva o nome da cidade para novos patamares são os jovens matonenses.

Nesta segunda reportagem da série especial sobre as audiências públicas do Orçamento estadual para 2024, a equipe de Jornalismo da Alesp viajou até o município de Matão – que está a 312 quilômetros da Capital e será um dos lugares que receberão os debates – para conhecer um projeto voltado para a formação de jovens parlamentares que é finalista de uma premiação da ONU.

Jovens vereadores

O Parlamento Jovem de Matão é uma iniciativa da Câmara Municipal da Cidade, em parceria com o Instituto Terroá e o Instituto Votorantim. O projeto é voltado para jovens matonenses que buscam fazer parte do debate municipal. A formação tem como prisma valores pedagógicos de cooperação, diversidade e construção coletiva.

“Nosso foco está em atuar com jovens em vulnerabilidade social para falar sobre cidadania e protagonismo juvenil, tentando inserir novas políticas públicas para a juventude”, explica o analista de projetos do Instituto Terroá e morador de Matão, Murillo Pinotti.

O Instituto Terroá é uma ONG, com sede em Ribeirão Preto e Piracicaba, que atua na captação de recursos para o investimento em projetos de desenvolvimento sustentável, englobando áreas como empreendedorismo, cidadania e juventude.

O sucesso do projeto foi tanto que, neste ano, o Parlamento Jovem de Matão é finalista do prêmio UN SDG Action Awards da ONU (Organização das Nações Unidas), que premia iniciativas e mudanças positivas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Além da formação, os jovens vereadores de Matão também propõem projetos para a cidade, que podem vir a se tornar leis municipais. Uma dessas jovens vereadoras é Gabrieli Lima, de 14 anos. A estudante do 9º ano é autora da proposta de reabertura do Conselho da Mulher de Matão, que atualmente tramita na Câmara Municipal. “Somos jovens tentando mudar a realidade de Matão, finalmente com lugar de fala. Temos muito a dizer e queremos ser ouvidos”, afirma Gabrieli.
 

Gabrieli Lima e Murillo Pinotti – Fotos: Matheus Batista


Audiências do Orçamento 2024

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza, a partir do dia 3 de agosto, as audiências públicas do Orçamento estadual para 2024. Serão 26 cidades de diferentes regiões administrativas que receberão, nos próximos dois meses, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp para discutir as principais demandas da população paulista para o próximo ano.

A previsão orçamentária para 2024, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada pela Alesp e sancionada pelo Governo Estadual, é de R$ 307 bilhões.

Para o analista Murillo Pinotti, a principal pauta de Matão no momento atual é a inclusão dos jovens no debate sobre o território e os serviços públicos da cidade. “A pauta jovem traz uma diversidade. O jovem do centro não tem a mesma vivência do jovem da periferia ou da zona rural. São diferentes juventudes da mesma cidade e é necessário que a audiência pública traga essa pluralidade”, afirma Pinotti.

De acordo com o último Censo do IBGE, dos pouco mais de 83 mil habitantes de Matão, 32,5% são jovens. Para a jovem vereadora Gabrieli, as audiências serão mais um canal para apresentar aos deputados estaduais as principais demandas da juventude de Matão. “Devemos fomentar a pauta da juventude, juntamente com a diversidade e a causa das mulheres, para desenvolver a estrutura política da cidade”, afirma a estudante.

Publicações relacionadas

Leave a Comment