O médico mastologista Eduardo Rogério Malaquias Chagas recebeu na terça-feira (11 de outubro), na Câmara Municipal, o diploma que lhe concede Moção de Aplausos, uma espécie de homenagem pelos serviços prestados com relação à saúde da mulher. O ato aconteceu durante a 75ª Sessão Ordinária por solicitação do vereador Alan Figueiredo Marçal. “Temos que destacar a importância que o Outubro Rosa tem e relembrar sempre que os cuidados com a saúde da mulher são essenciais e necessários. Reconhecemos, na pessoa do Dr. Malaquias, um porta-voz dessa difícil missão de dar esperança para quem sofre da doença”, disse o vereador.
Dr. Malaquias agradeceu a oportunidade e fez uso da tribuna onde diz que a esperança está no tratamento precoce e com políticas públicas eficazes. “O câncer de mama é uma doença democrática, pois não escolhe cor, raça ou religião, acometendo cada vez mais pessoas jovens. É necessário que se discutam essa causa para que, cada vez mais, possamos ter soluções ágeis em saúde pública de qualidade e prevenção no município”, pontua o médico.
Na oportunidade, o vereador também fez moção verbal referenciando os serviços prestados no Hospital de Câncer de Catanduva, mantido pela Fundação Padre Albino, no tratamento no sistema público e privado da doença. “Dessa forma, não podemos deixar de mencionar a importância que o hospital tem para toda a região, com serviços no tratamento oncológico, entre eles o câncer de mama. Não há dúvida de que o HCC é uma das maiores conquistas da nossa cidade”.
Além do Dr. Eduardo Malaquias, também receberam o diploma de reconhecimento, representando o HCC, o radiooncologista Dr. Neris José Rodrigues de Oliveira, e o coordenador de Captação de Recursos da Fundação, Júlio Cesar Luís.
Voluntariado
Os voluntários da AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer e da ONG Sempre Viva também receberam moção de aplausos. “Suas campanhas e trabalhos voluntários em favor da esperança de tantas mulheres que passam pelo tratamento de câncer devem ser enfatizados e reconhecidos pela nossa cidade”, completou Alan Marçal.
*Homenageado – Dr. Eduardo é natural de Lins e se formou em medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), em 1998. Em 2000 entrou para residência médica em ginecologia, especializou-se em mastologia pelo Hospital das Clínicas, na USP. Trabalhou em Milão (Itália) no Instituto Europeu de Oncologia. Com os títulos de mestrado e doutorado, atualmente Dr. Eduardo também é professor no curso de Medicina Unifipa/Fameca.
Fotos: João Paulo Munhoz/Câmara Municipal