A Semana da Pessoa com Deficiência começou com um Tributo à Inclusão, por meio de uma passeata na região central de Catanduva, nesta segunda-feira, 14. A atividade contou com a participação de alunos da Coordenadoria de Inclusão Social, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e integrantes de movimentos que atuam em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
A concentração ocorreu na Praça Nove de Julho. Em seguida, os participantes seguiram a pé até o Paço Municipal. O grupo foi recebido pelo prefeito Afonso Macchione Neto que falou da seriedade com que trata o assunto. “A defesa das causas das minorias é prioridade em nossa gestão. Toda iniciativa é importante no sentido de buscar e assegurar políticas públicas a essa população”, destacou.
Foi na gestão anterior de Macchione que a Coordenadoria de Inclusão Social foi criada, por meio da lei complementar n.° 549/2010. O setor se tornou referência regional devido aos projetos direcionados a idosos e pessoas com deficiência.
O Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 20 de agosto, também foi instituído na administração anterior do chefe do Executivo.
Ao longo desta semana, uma série de ações está programada para a Semana da Pessoa com Deficiência A iniciativa é do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura, Câmara, Apae, Senac, OAB, Instituto dos Deficientes Visuais e Faculdades Integradas Padre Albino (Fipa).
Fonte: Assessoria/Prefeitura