A Turma 38 do Programa de Aprendizagem do Senac Catanduva teve uma aula diferente. O motivo é que a Patrulha Ambiental foi até a unidade, na quinta-feira 5, para levar conscientização sobre os animais de rua. O programa tem a parceria da Prefeitura de Catanduva e atualmente desenvolve um projeto integrador na cidade.
A chefe de Divisão de Proteção Ambiental, Karen Morandin, explica que a equipe recebeu o convite para abordar o tema, essencial na atualidade. Maus-tratos, abandono de animais, direitos e deveres, legislação vigente, além de informações sobre possíveis ações de conscientização na comunidade foram abordados.
“A Patrulha explicou o que são maus-tratos, como se caracteriza e as denúncias que nós recebemos, e também a forma como averiguamos o que é encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente”, destaca. As denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “Ouvidoria Catanduva” e também pelo telefone 0800-772-9152.
Com as informações corretas repassadas, os alunos pensarão no plano de ação para projeto desenvolvido em sala de aula, que aborda a situação de animais de rua.
“A partir do bate-papo que tivemos hoje e de outras ações como visitas a ONGs, eles vão pensar em um plano de ação de conscientização com a comunidade, seja próximo ao Senac, ou nos bairros onde moram. O que conseguimos definir é que o projeto caminhará no sentido de formar agentes multiplicadores dessas informações, para a comunidade, para, consequentemente, diminuir o número de animais de rua, além de colaborar com a conscientização ambiental e também da saúde, tanto para os animais quanto para o cidadão”, ressalta a professora Ana Marta Wicher.
Fonte: Assessoria/Prefeitura