No dia 29 de março, os alunos do 1º, 2º e 3º anos do curso da Pedagogia da UNIFIPA estiveram na Casa da Criança Sinharinha Netto levando jogos e brincadeiras para as crianças daquela instituição. A atividade é parte do projeto de extensão “Brinquedoteca: Jogos e brincadeiras no contexto escolar”, coordenado pela Profa. Esp. Dirce Aparecida Gimeniz.
Segundo a Profª Dirce, a Brinquedoteca tem a possibilidade de dar suporte necessário para a realização da transição entre a teoria e a prática. “O projeto objetiva possibilitar aos alunos e professores da escola participante vivências e experiências educativas com a utilização de brinquedos, atividades recreativas e cooperativas como ferramenta pedagógica”, disse. Os encontros do projeto de extensão acontecem toda última sexta-feira de cada mês.
Ação no HPA
No último dia 30 de março, o curso realizou mais uma edição do projeto de extensão “GPS da Alegria – Grupo de Pedagogos Solidários” na Pediatria do Hospital Padre Albino com a participação de oito alunos na contação de histórias e entrega de aventais confeccionados na Brinquedoteca.
Segundo a Profa. Dirce Gimenez, o projeto tem como objetivo amenizar o efeito do tratamento/internação, proporcionando às crianças, familiares, funcionários, docentes e alunos do curso de Pedagogia momentos de descontração, entretenimento e aprendizado mediante atividades lúdico-pedagógicas, práticas de envolvimento social e pedagógico, integrados à leitura e dramatização de histórias.
As aulas do projeto de extensão que integram a Matriz Curricular do 1º semestre da Graduação acontecem todas as quartas-feiras, na Brinquedoteca da UNIFIPA. No mês de março, a obra trabalhada durante os encontros foi a fábula “O leão e o ratinho”. O GPS da Alegria é realizado desde 2012 e a partir deste ano foi instituído como projeto permanente do curso de Pedagogia.
Fonte: Assessoria/FPA