A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para a população mundial, principalmente para as empresas de alimentação, que, apesar da quarentena, precisaram continuar produzindo e distribuindo alimentos para as pessoas. Lançado em maio de 2018, o e-commerce do Açúcar Guarani, marca de varejo da Tereos, está sendo de extrema importância para pequenos e médios varejistas durante o isolamento social e registrou crescimento de 307% neste período de pandemia.
A loja online da marca, a única focada em PMEs, continuou abastecendo estabelecimentos comerciais que utilizam ou vendem o açúcar., Entre os meses de março e agosto, o site também conquistou 283% a mais de clientes e o faturamento consolidou uma alta de 387%.
De acordo com Gustavo Segantini, diretor de Vendas, Marketing e Logítica da Tereos Açúcar & Energia Brasil, os diferenciais do comércio eletrônico da Guarani ajudaram a impulsionar as vendas, além de ajudar os empresários no momento de isolamento social. “A nossa plataforma é pioneira no setor, nasceu para atender pequenos varejistas, possibilitando que eles possam comprar direto da indústria, de forma prática, simples e com excelentes condições. Tudo isso sem que o cliente tenha que se locomover para buscar o produto. Basta realizar o pedido no site e aguardar o recebimento em seu estabelecimento”, explica.
“Com a loja virtual, nosso intuito é nunca deixar os pequenos comerciantes desabastecidos, ainda mais em um momento delicado como a quarentena, em que a busca por alimentos aumentou, já que as pessoas ficaram mais em suas residências”, completa Segantini.
Crescimento do comércio eletrônico
O comércio eletrônico encerrou o 1º semestre de 2020 com alta de 145% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o estudo “E-commerce na Pandemia”, realizado pela plataforma Nuvemshop. Para a pesquisa, a quarentena impulsionou o comércio de essenciais. “Alimentação & Bebidas” liderou o ranking, com aumento de 282% no segundo trimestre.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), apesar dos comércios essenciais ainda estarem abertos, houve um aumento de 196% no setor de lojas virtuais de supermercado no mundo. No Brasil, o crescimento da área foi de quase 300%.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 48 unidades industriais, operações em 18 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2019/20, o Grupo obteve um faturamento de € 4,5 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
Fonte: Comunic