Uso de armários inteligentes permite clientes definirem até mesmo local e horário de entrega de produtos com segurança e conforto
O e-commerce é um dos setores da economia que mais avançam em todo o mundo. No Brasil não é diferente. Somente no ano passado, as empresas do segmento alcançaram um faturamento total de R$ 185,7 bilhões, e, para este ano, a projeção é de R$ 205,1 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Mas ainda há algumas barreiras a serem vencidas no e-commerce. Uma delas é o problema da entrega. A exigência de que o comprador fique “de plantão em casa” à espera do entregador é uma realidade que tende a ser eliminada. E já existe até solução para deixar isso no passado: os lockers, como são conhecidos os armários inteligentes, estão se expandindo em todo o país.
A dinâmica é simples e resolve o problema do chamado last mile, isto é, a última etapa da entrega do produto ao consumidor. A distribuição dos lockers em diversos locais permite que o comprador ajuste a entrega para o ponto que estiver mais próximo dele.
“É um problema complexo. O comprador muitas vezes passa o dia fora de casa, está no trabalho ou em viagem. Deixar com o porteiro, por exemplo, nem sempre é uma garantia de segurança. Uma solução é ele direcionar a entrega para um ponto que seja mais próximo de onde ele estiver, e na hora em que ele desejar”, afirma Gabriel Peixoto, proprietário da empresa Meu Locker, que atua no fornecimento dos armários inteligentes.
A segurança dos lockers é uma vantagem importante. O acesso ao armário ocorre por QR Code, senha ou aplicativo. “A própria empresa de e-commerce, neste caso, cria uma chave de acesso fornecida exclusivamente ao cliente. Assim, o usuário tem acesso ao produto no local de seu interesse, na hora que ele mesmo programou, e com um nível de segurança que garante que somente ele disponha”, esclarece o empresário.
Redução de custos
Gabriel Peixoto observa que há hoje uma corrida por novos lockers em todo o país. Um dos motivos, segundo ele, é que as próprias empresas do setor de e-commerce perceberam que isso reduz os custos logísticos e melhora a qualidade do serviço oferecido aos consumidores.
“Imagine o custo de entrega de um produto que tentaram levar ao consumidor duas, três vezes, que voltou para a base de entrega. Há custos, há desgaste na relação com o consumidor e há também um problema de logística que impacta na entrega de outras mercadorias. Se a empresa consegue oferecer uma carta de possibilidades ao cliente, a chance de otimizar esse last mile é enorme, e isso poupa tempo e dinheiro”, pontua o proprietário da Meu Locker.