A Pinacoteca Municipal João Nasser ganhará cores e formas. Trata-se da Expo Arte Naïf, do artista Marcelo Castor Ramos, o Tchello. A abertura está prevista para as 20 horas desta sexta-feira, dia 25, com entrada gratuita. O evento é realizado pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura.
Essa é a primeira exposição de Marcelo e reúne 34 obras. De acordo com a mentora do pintor, Ana Vano, o primeiro contato dele com a arte ocorreu em 2014.
“Vi que a pintura do Marcelo era diferente e me chamou a atenção. Comecei a levar o caderno de desenho, mas percebi que ele não seguia o estilo acadêmico, sendo que o que via eram traços de desenhos, lembrando a Arte Naïf. Esta era a sua forma de ver o mundo, comunicando-se através da arte”, explica Ana.
Considerada uma arte que não possui técnica, e sim uma linguagem pessoal e original como forma de expressão, a Arte Naïf é acompanhada por autodidatas e começou a chamar a atenção em 1866, por Henri Rousseau.
“As obras do Marcelo são ingênuas, cheias de cores, a arte vem de dentro do artista, vem de forma espontânea, parte dos sentimentos extravasados por meio de sua arte”, complementa Ana.
Serviço
A Expo Arte Naïf seguirá até 23 de novembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita. Há atendimento em horários especiais, desde que pré-agendados, além de visitas guiadas. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3522-4815.
Imagem: Divulgação/ Secretaria de Cultura
Fonte: Assessoria/Prefeitura