Portal da Educação Ambiental promove ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade

Permacultura, herbário, queima prescrita, soluções baseadas na natureza (SBN), estes são exemplos de temas que frequentam com muita assiduidade os principais debates sobre meio ambiente e sustentabilidade. Com uma linguagem informal e acessível, o Portal de Educação Ambiental é uma plataforma online capaz de aproximar o cidadão dessas questões, esclarecendo e orientando para a disseminação de práticas ambientalmente corretas. Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o portal tem navegação fácil e rica, e conta com um dicionário que explica nos verbetes da letra S, entre outras coisas, que SBN é recolher água da chuva para um jardim ou criar um plantio verde no teto de casa. As duas iniciativas reduzem o escoamento superficial da água e o risco de enchente por excesso de volume.
 

A plataforma apresenta as principais políticas públicas, descreve soluções tecnológicas importantes em geração de energia, dá dicas para uma vida sustentável, tem um calendário de eventos atualizado e traz uma área para o professor, com aba específica. O aspecto acadêmico e científico também tem o seu espaço, com local onde são apresentados ao público artigos e dissertações.

“Unindo conhecimento e ação, o portal é uma ferramenta poderosa para a implementação de políticas públicas que dialoguem entre si e com a população, convergindo para soluções duradouras e sustentáveis”, afirma a secretária Natália Resende ao destacar o acesso gratuito que torna o conhecimento ambiental acessível a todos os cidadãos. “Professores, pesquisadores e alunos, assim, contribuem para avanços na conscientização sobre a importância da relação entre meio ambiente e qualidade de vida”, completa.

Pelo Portal da Educação Ambiental, é possível, ainda, acessar cursos online, vídeos e materiais didáticos interativos que abordam tópicos como conservação da biodiversidade, gestão de resíduos e energias renováveis. “Educadores contam com recursos como planos de aulas, ferramentas e materiais específicos para auxiliar o ensino de conceitos ambientais em sala de aula”, acrescenta a titular da Semil, e entusiasta do projeto.

Há uma agenda completa de eventos onde é possível se conectar, compartilhar experiências e ideias, além de mergulhar no universo da sustentabilidade e meio ambiente. “O Portal de Educação Ambiental é uma iniciativa que reflete o compromisso do Governo de SP com a conscientização e ações práticas para a preservação do meio ambiente, disponibilizando informações e recursos multimídia significativos sobre o tema”, conclui o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade.

Publicações relacionadas

Leave a Comment