Prefeito vai a Brasília garantir obra para retirada dos trilhos

O prefeito Afonso Macchione Neto esteve em Brasília, na semana passada, para audiência com o ministro Valter Casimiro, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O objetivo foi ter garantia de que o projeto de retirada da linha férrea da área central de Catanduva tenha prosseguimento, mesmo com a realização de obras no município, conforme proposto pela Rumo Logística.

A intenção da empresa é concretizar um plano de modernização viária, com a construção de um novo viaduto por cima dos trilhos, em substituição ao antigo viaduto da rua 7 de Setembro. As obras, que seguem em análise na Prefeitura, poderiam solucionar gargalos do trânsito e reduzir riscos de acidentes junto à linha férrea, preparando o município para o aumento do fluxo de trens no Brasil.

“O Governo Federal não possui recursos para concretizar o projeto de retirada dos trilhos de forma imediata. Por isso, querem fazer essas intervenções pontuais apresentadas pela Rumo para reduzir riscos de acidentes, já tendo em vista o aumento do fluxo de trens previsto para essa linha”, relata o prefeito.

O projeto do novo contorno ferroviário foi elaborado na primeira administração de Macchione, com injeção de cerca de R$ 3 milhões em recursos federais. Desde então, vários trâmites foram superados no Ministério dos Transportes, incluindo a aprovação de viabilidade técnica e elaboração do projeto executivo.

Participaram da reunião desta semana Charges Magno Nogueira, diretor de Infraestrutura Ferroviária, Marcelo Chagas, coordenador geral de Infraestrutura, Luis Fernando Carvalho, secretário nacional de Transportes, Paulo Sérgio Souza, diretor de Programas de Transporte, e o deputado federal Cajar Nardes.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas