O prefeito Afonso Macchione Neto esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, nesta quarta-feira (5), para audiência com o diretor de Infraestrutura Ferroviária, Charles Magno Nogueira Bentz. Eles falaram sobre o futuro traçado da linha férrea em Catanduva.
Depois, Macchione também esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em reunião agendada com o diretor geral Jorge Bastos, para apresentar registros dos dois últimos acidentes ferroviários e, assim, demonstrar a importância da mudança da ferrovia para área distante do núcleo urbano.
Macchione defende desde 2006 a retirada dos trilhos da área central da cidade e conseguiu, ainda em 2010, a aprovação de um estudo de viabilidade técnica e econômica da obra pelo Ministério dos Transportes.
“Hoje, os projetos ambientais do novo traçado estão sendo preparados pelo Dnit e, dentro de alguns meses, serão submetidos à aprovação”, resumiu o prefeito.
Completando a agenda em Brasília, Macchione foi ao Ministério de Integração Nacional, órgão que aprovou o projeto de reconstrução da ponte da avenida Eng. José Nelson Machado, destruída pelas chuvas em 12 de abril. O plano de trabalho apresentado pela Prefeitura está aguardando a liberação de recursos.
Ele se reuniu com o coordenador geral Jairo Kruger para tratar da liberação do pré-empenho, documento que permitirá o início do processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da ponte.
“Infelizmente, ele nos informou que o órgão não tem dotação financeira para garantir a liberação imediata, mas que está fazendo gestão junto ao Ministério do Planejamento para viabilizar os recursos”, relatou Macchione.
Fonte: Assessoria/Prefeitura