Catanduva registrou 171 mil consultas na Atenção Básica no ano passado. O número representa aumento de 18,5% no acesso a atendimento médico nas unidades de saúde dos bairros, comparado com 2017, quando foram contabilizadas 144.256 consultas. É o que mostra levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, a cidade tem 100% de cobertura pela Atenção Básica, com oferta de ações e serviços de saúde mais perto das residências dos munícipes. São 24 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Buscamos organizar a rede para oferecer um serviço de saúde eficiente que alcance a população em cada bairro, em suas necessidades primárias”, ressalta Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, secretário municipal de Saúde.
Como estratégia a ampliar ainda mais o acesso a acompanhamento médico, a prefeitura iniciou o projeto para funcionamento em horário estendido de quatro unidades de saúde. Elas ficam abertas até às 20 horas, sendo no Flamingo, às terças-feiras, e Nosso Teto, Solo Sagrado e, Gavioli toda quarta-feira.
A estratégia visa atender pacientes que, por motivos diversos, dentre eles trabalho durante o dia, não conseguem usar os serviços da unidade dentro do horário normal de funcionamento.
O levantamento mostra também a ampliação de atendimentos odontológicos e de enfermagem realizados nos territórios. Em média, foram 56.900 para ambos os procedimentos em 2018 e 38.200 um ano antes.
Dentre as melhorias, a atual gestão completou o quadro de farmacêuticos para atendimento nas unidades. Nove profissionais foram contratados em 2018. Com isso, saltou de 12 para 21 o número de farmacêuticos em atuação. Condição que refletiu nos números, com total de 5.856 atendimentos farmacêuticos.
Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva
Fonte: Assessoria/Prefeitura