Prefeitura amplia discussão sobre combate ao abuso e exploração sexual a menores

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma série de atividades alusivas à Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para a prevenção e enfrentamento da violência sexual praticada contra menores.

Uma das atividades, realizada nesta segunda-feira (15), envolveu representantes das secretarias municipais, que compõem a rede de serviços, além do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Na ocasião, os profissionais formalizaram a intenção de iniciar a construção de um sistema de atendimento mais eficaz, voltado a crianças e adolescentes vítimas de todos os tipos de violência.

Na reunião foi criada uma comissão composta por integrantes da rede de atendimento para debate permanente sobre o tema. Também foi apresentado material sobre o serviço prestado nessas situações atualmente pelo município.

“Trabalhamos para que o atual fluxograma de atendimento seja organizado e funcione de forma mais ativa. Precisamos superar as dificuldades vivenciadas no decorrer do tempo. Vamos organizar o fluxograma com apoio da Justiça”, destacou a secretaria.

Hoje, para atender vítimas e familiares nesses tipos de situações, Catanduva conta com o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos, ofertado no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Conscientização

Ao longo da campanha, será realizado trabalho de divulgação e orientação para as crianças e adolescentes das escolas estaduais e municipais. A abordagem utilizada para as escolas estaduais será a peça teatral “Não Sou Alice, Sou Araceli”.

Nas escolas municipais, além da encenação, houve participação dos alunos do 9º ano em atividades diversas sobre essa temática. O resultado do trabalho será apresentado no Auditório da Prefeitura na próxima quinta-feira, dia 18, às 8 horas.

Todo o conteúdo foi desenvolvido em sala de aula com o auxílio de professores. Essa estratégia foi traçada junto à rede de educação.

“Levamos em consideração que se trata de uma campanha com temática de extrema importância, em que o lúdico torna-se uma maneira prazerosa e eficaz de se aprender”, ressaltou.

Fonte e foto: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment