Catanduva terá horário estendido de funcionamento de quatro unidades de saúde para atendimentos da atenção básica. O terceiro turno de atividades contemplará o período noturno a partir de 8 de maio. O projeto piloto é de iniciativa da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde.
Inicialmente, terão expediente ampliado as unidades do Nosso Teto, Solo Sagrado, Gavioli e Flamingo. Cada posto deixará fixado um dia na semana para as atividades no horário estendido. A unidade que normalmente atende das 7 às 17 horas permanecerá de portas abertas até às 20 horas.
A estratégia visa atender pacientes que, por motivos diversos, dentre eles trabalho durante o dia, não conseguem usar os serviços da unidade dentro do horário normal de funcionamento. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) se fortalece como porta de entrada no SUS (Sistema Único de Saúde) e busca promover a qualidade de vida dos moradores trabalhando a prevenção.
Serão ofertadas consultas médica, de enfermagem e odontológica, vacinação, testes rápido (Sífilis, HIV e Hepatite), curativo, administração e dispensação de medicamentos (exceto psicotrópicos), inalação, coleta de papanicolau, entre outras atividades inerentes à atenção básica.
Para atender a demanda, o médico estará de prontidão na unidade, além de profissionais de enfermagem, equipe odontológica e de apoio.
O agente comunitário de saúde realizará um levantamento dos moradores da área de abrangência que trabalham o dia todo e não possuem disponibilidade de procurar pelo atendimento no horário de funcionamento tradicional.
“Após esse levantamento, a equipe estará com as informações dos moradores com necessidade de atendimento em horário estendido e realizará orientações sobre o agendamento, que poderá ser feito pelo próprio morador ou algum familiar”, diz Angélica Freu, diretora do Departamento Técnico da Saúde.
Em situação que não for possível o agendamento prévio, todos serão acolhidos e atendidos conforme a necessidade e disponibilidade da agenda da equipe.
Imagem: Divulgação/Secretaria de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura