Prefeitura assume obras de acessibilidade no prédio do Fórum

A Prefeitura de Catanduva deverá realizar melhorias e instalar um elevador no prédio do Fórum para garantir a acessibilidade à população que utiliza os serviços do órgão. O investimento será viabilizado mediante convênio com o Judiciário e com verba de R$ 500 mil que a Câmara devolverá aos cofres do município de forma antecipada.

Em reunião na tarde da sexta-feira, dia 10, no próprio Fórum, o prefeito Afonso Macchione Neto recebeu um cheque, de forma simbólica, das mãos do vereador Aristides Jacinto Bruschi, o Enfermeiro Ari, presidente do Legislativo. Pela Câmara, também esteve presente o vereador Luís Pereira, um dos que defenderam a causa.

“Fico feliz por fazer essa intervenção, pois sabemos de sua importância. É uma luta de 17 anos. Nos empenhamos em buscar um novo prédio para o Fórum, mas enquanto esse sonho está distante devido à crise do país, vamos fazer as melhorias tão aguardadas. Essa falta de acesso causa constrangimentos”, apontou Macchione.

O encontro foi acompanhado pelo juiz e diretor do Fórum, José Roberto Lopes Fernandes, o juiz Antônio Carlos Pinheiro de Freitas, o promotor André Luiz Nogueira da Cunha e o advogado Marco Túlio Bastos Martani, secretário-geral da OAB local.

“Estamos prestes a concluir um expediente de longos anos e, com isso, cumpriremos vários artigos da legislação, garantindo o acesso às pessoas com necessidades especiais. Esse é um momento representativo, de união entre os poderes em prol do bem comum”, ressaltou o diretor do Fórum ao recepcionar as demais autoridades.

Em relatos, o juiz Antônio Carlos Pinheiro de Freitas e o promotor André Luiz Nogueira da Cunha também afirmaram que o constrangimento ao cidadão é recorrente. Segundo eles, hoje o atendimento às pessoas com deficiência é feito no piso térreo do Fórum, em uma sala improvisada, sem estrutura adequada.

Etapas

Segundo Macchione, depois de concluídas as etapas burocráticas da formalização de convênio com o Judiciário e da devolução dos recursos da Câmara à Prefeitura, será contratada a sondagem de solo e, na sequência, aberto o processo licitatório para execução da obra. A nova estrutura será metálica e externa ao prédio do Fórum.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas