A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Mahatma Gandhi, realizou capacitação de enfermeiros que atuam na rede de atenção básica do município, na tarde desta quinta-feira, dia 21. A iniciativa visa aprimorar o atendimento assistencial ao paciente com suspeita de dengue.
O treinamento é estratégia de adaptação à nova rotina de trabalho, devido à mudança no formato de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
Com a implantação do “Acesso Avançado”, a maior parte da cota, antes utilizada por agendamento, é destinada à demanda espontânea. “Com a oferta de atendimento de imediato na unidade, a procura é maior e o acolhimento a pacientes é fundamental ao diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno”, ressalta Daniela Bellucci, diretora de Vigilância em Saúde.
A proposta da capacitação é sensibilizar os profissionais a estar alerta e que sejam avaliados sinais e sintomas do paciente para que a doença, caso registrada, não evolua para situação grave.
Durante o treinamento, também foi apresentado o panorama do avanço do Aedes em Catanduva. Desde o começo do ano, Catanduva registrou 2.564 casos confirmados de dengue. A secretaria aguarda resultados de outros 209 exames.
Diante disso, a pasta alerta a população ao enfrentamento ao Aedes. “É necessário que as pessoas tenham consciência dos riscos da dengue e eliminem todo tipo de material que acumule água, onde os mosquitos procriam”, frisa.
Fonte e Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva