A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cobra urgência na publicação de portarias por parte do Ministério da Saúde, visando à habilitação de serviços voltados ao atendimento da população.
O pedido foi reforçado pelo prefeito Afonso Macchione Neto e o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Gonçalves Júnior, ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, em reunião com gestores da saúde no início da semana em São Paulo.
No ato, foi entregue ao responsável pela pasta um ofício contendo a relação de serviços que dependem do aval do Governo Federal.
No documento, o secretário reforça o apelo de que os serviços garantem melhorias no atendimento na rede pública de saúde. “Os referidos serviços são de extrema importância para o fortalecimento da rede municipal de saúde e garantia de atendimento integral e de qualidade a todos os munícipes”, frisa.
Na lista de serviços já aprovados e em fase decisiva para serem implantados na cidade estão: Atendimento Domiciliar; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Consultório na Rua, Residências Terapêuticas e Equipe de Desinstitucionalização (projeto que consiste na reintegração de moradores de rua que vivem em hospitais).
De acordo com a Secretaria de Saúde, em alguns casos, o pedido é referente à ampliação de serviços e, em outros, à incorporação de novas demandas.
A expectativa do secretário é que a sinalização do Governo Federal ocorra em breve, já que a cidade se enquadra em critérios essenciais ao atendimento de cada um dos serviços. Ele prevê avanço significativo na cobertura da rede pública.
“Catanduva está apta a receber os serviços, tanto que os projetos que tratam de cada um deles já passaram pelo crivo do Ministério. Com o posicionamento que esperamos, a cidade terá um ganho significativo no quesito atenção básica”, finaliza.
Fonte:COMUNICAÇÃO/Prefeitura de Catanduva