A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social, contabiliza 3,425 mil atendimentos a moradores de rua em 2017. O balanço é referente ao atendimento destinado a esse público pelo Centro Pop, unidade de referência especializada em acolher pessoas em situação de vulnerabilidade.
De janeiro a dezembro, as atividades de acompanhamento geraram cerca de 1,9 mil procedimentos entre atendimentos psicológicos individuais, em grupo socioeducativo, familiares, oficinas de convivência e participações pontuais. Só de encaminhamentos para tratamento contra dependência química foram 129 casos.
Nesse contexto, o acesso às refeições está entre os serviços com maior procura. Foram servidos 4 mil cafés da manhã e da tarde e vales-refeição ao longo do ano.
Outra frente de trabalho intensificada em 2017 foram as abordagens sociais noturnas. A equipe esteve em mais de 400 pontos da cidade na tentativa de oferecer acolhimento aos moradores de rua – a equipe direciona esforços para convencer o cidadão, sem obrigá-lo, a aceitar os serviços sociais.
No Centro Pop, os frequentadores também podem tomar banho, lavar roupas e guardar seus pertences. Eles recebem kits de higiene e acessórios pessoais contendo barbeador, escova, creme dental, pentes e absorvente. Outro serviço bastante requisitado tem sido a elaboração de currículos.
Em 2017, serviços gratuitos de corte de cabelo e podologia passaram a ser oferecidos aos moradores. O benefício é resultado de parceria entre a equipe do Centro Pop e escolas profissionalizantes do município.
Em Catanduva, a maioria dos moradores de rua é cadastrada em programas sociais do Governo Federal, por se enquadrar no quesito alta vulnerabilidade social. Com esse objetivo, ao longo do ano, o Centro Pop auxiliou a inclusão de 49 pessoas ao Cadastro Único para receber auxílio financeiro mensal.
O órgão desenvolve, ainda, campanhas educativas em escolas e empresas contra as esmolas, prática que favorece a permanência de pessoas em situação de rua.
Fonte: Assessoria/Prefeitura