Prefeitura contabiliza 908 atendimentos no ‘Horário Estendido’

O funcionamento das unidades de saúde em horário estendido contabiliza 908 atendimentos, entre maio e agosto deste ano. O balanço é referente às atividades no terceiro turno que contempla o período noturno, com as unidades de portas abertas até 20 horas. Normalmente, os postinhos ficam abertos das 7 às 17 horas.

Inicialmente, tiveram o expediente ampliado, em um dia da semana, as unidades do Nosso teto, Solo Sagrado, Gavioli e Flamingo. Desde a semana passada, o postinho do Nova Catanduva também passou a funcionar até às 20 horas, toda quarta-feira.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, do total de atendimentos realizados no período estendido, 55% foram consultadas médicas, 28% consultas odontológicas e 17% consultas de enfermagem.

As estatísticas apontam que foram feitos 882 procedimentos dentro do horário ampliado de atendimento. A maior procura foi relacionada à dispensação de medicamentos, 475 no total. Além de 141 aplicações de vacinas, 86 curativos, 63 coletas de papanicolau, 52 administrações de medicamentos, entre outros procedimentos como Teste Rápido (sífilis, HIV e hepatite) e inalação.

O acompanhamento mostra o perfil dos pacientes no período noturno. A maioria deles (81%) tem entre 18 e 59 anos, sendo 54% mulheres e 46% homens. O dado evidencia a ampliação do acesso do público masculino. Isso, porque o número de usuários que procuram o serviço de saúde no horário tradicional é consideravelmente inferior, algo em torno de 30%.

“A equipe técnica avalia de forma positiva a implantação do projeto, sobretudo com a efetiva ampliação do acesso da população que trabalha, assim como o público do sexo masculino”, ressalta Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, secretário de Saúde.

Faltas

As faltas, problema recorrente no horário convencional das unidades de saúde, também atinge o horário estendido. Conforme os índices, são aproximadamente 20% de ausências a consultas agendadas no período noturno. A orientação é que o munícipe comunique a ausência à unidade para melhor aproveitamento da reserva.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas