A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza a Campanha de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, de 21 a 25 de novembro, com ações de conscientização, prevenção e informação sobre a importância da eliminação da violência contra as mulheres.
As ações, desenvolvidas pelo município, são executadas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com o objetivo de trabalhar na proteção social da mulher e seus familiares que se encontram em situação de violação de direitos, bem como oferecer suporte para estas mulheres que sofrem agressões.
O objetivo da Campanha é mobilizar a população ao comprometimento com o direito a não violência contra a mulher, no intuito de extinguir este tipo de ação e fazer valer os direitos da mulher vítima de violência. Este ano, as ações de conscientização serão voltadas para o público adolescente.
A violência doméstica é um problema que atinge milhares de pessoas, independente da idade e classe social. Trata-se de um problema que não obedece nenhum tipo de nível social, seja ele econômico, religioso ou cultural. Apesar de atingir diretamente o sexo feminino, a violência contra a mulher afeta o progresso social e econômico da nação como um todo, devido à sua interferência na relação da mulher com os filhos, com a família, com a sociedade e com o seu trabalho, muitas vezes única fonte de renda da família.
A violência doméstica representa uma prioridade, quer por uma questão de dignidade, quer de legalidade, mas também de saúde e justiça, na medida em que é causa de perturbação física e emocional para as vítimas, de tal forma que temem as formalizações das denúncias, sentem-se desamparadas, inseguras e desacreditadas de si. “Portanto, estamos diante de uma causa de grande relevância no contexto atual, necessitando do apoio de todos os segmentos da sociedade, para lutarmos por mais justiça social e por um mundo sem violência contra a mulher”, finaliza o secretário de Assistência Social Francisco Rodrigues Neto.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Catanduva