Prefeitura de São Paulo participa da Urban 20

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, acontece o encontro do Urban 20 (U20), na cidade de Ahmedabad, Índia. O U20 é uma iniciativa que reúne cidades dos estados membros do G20 para discutir questões econômicas, climáticas e de desenvolvimento globais. Ao final do Congresso é elaborado um comunicado que é entregue para os líderes nacionais dos países do G20, o que pauta discussões e negociações oficiais do fórum.
A iniciativa U20 é convocada permanentemente pela C40 Cities e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), sob a liderança de uma cidade presidente do país anfitrião da cúpula do G20 que muda anualmente. O G20 é o principal fórum para a cooperação econômica internacional, com importante papel na formação e reforço da governança global em todas as grandes questões econômicas internacionais, com participação de chefes de estado e governo.
 

Em representação à Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), estarão presentes a secretária-adjunta, Ana Cristina Wanzeler, e o coordenador geral de relações internacionais, Hugo Salomão. Serão realizados quatro encontros entre todos os participantes para discutir todas as áreas prioritárias para o ciclo de 2023: incentivar comportamentos ambientalmente responsáveis; garantir a segurança hídrica; acelerar o financiamento climático; defender a identidade local; reinventar os quadros de governança e planejamento urbano; catalisar futuros urbanos digitais.
 

“O planejamento urbano é uma ferramenta de coordenação e de concertação das partes interessadas e das múltiplas esferas e níveis de governo. Mais da metade da população mundial vive em grandes cidades. Na América Latina, e Brasil, cerca de 80% da população habita em centros urbanos. É papel fundamental dessas cidades se vincularem a acordos e tratados internacionais, visando cada vez mais investimento e criatividade para atender a sempre crescente demanda por infraestrutura e serviços”, comenta a secretária-adjunta.
 

O “Urban 20” busca pautas discussões entre os países e as cidades do G20. O grupo visa propor soluções em conjunto para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento econômico sustentável, nesse sentido, facilitar o engajamento duradouro entre o G20 e as cidades e aumentar incidência das questões urbanas na agenda do G20.
 

“O G20, bem como o U20, são foros multilaterais de extrema relevância para o diálogo e deliberação sobre os principais temas e desafios do mundo. Governos – e sobretudo as cidades – devem se engajar no fomento à cooperação para o desenvolvimento global, focados na redução das desigualdades, combate às mudanças climáticas e a urbanização sustentável. Em 2024, o G20 e o U20 serão sediados no Brasil, o que traz ainda mais responsabilidades às partes brasileiras nas negociações”, afirma o coordenador geral de Relações Internacionais, Hugo Salomão.

Publicações relacionadas

Leave a Comment