O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira, dia 14, foi alvo de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Catanduva. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou atividade, em parceria com o Hemonúcleo, para chamar atenção da população para o tema.
Nesse contexto, os usuários da USF (Unidade de Saúde da Família) Alcione Nasorri, no Solo Sagrado, acompanharam, na sala de espera, a uma breve apresentação com informações sobre a importância de doar sangue. A atividade foi aberta à participação dos funcionários do posto.
A ideia foi aproveitar a data para conscientizar e estimular a população à doação de sangue, ato responsável por salvar muitas vidas.
O voluntário que quiser doar sangue precisa comparecer ao Hemonúcleo e levar apenas um documento de identidade original com foto. O cadastro é feito na hora e o doador passa por uma pré-triagem. Todo o procedimento tem duração média de 40 minutos, dependendo do fluxo de pessoas no local.
São requisitos básicos para a doação de sangue ter idade entre 16 e 69 anos (menores de idade acompanhados dos pais ou responsáveis), pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado ou febre).
O Hemonúcleo de Catanduva atende na rua 13 de maio, nº 974, ou pelo telefone (17) 3522-7722. O atendimento é de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas.
Imagem: Divulgação/Secretaria de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura