Prefeitura disponibilizou 916 passagens a migrantes em 2017

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, disponibilizou um total de 916 passagens de ônibus a migrantes, ao longo de 2017. Para bancar o auxílio, a municipalidade investiu cerca de R$ 30 mil, possibilitando o embarque de pessoas para várias localidades do Estado de São Paulo.

De acordo com levantamento social feito pela Casa de Passagem, órgão ligado à Assistência Social, dentre os destinos mais procurados, o município bancou 286 passagens para São José do Rio Preto e outras 193 a Araraquara.

O benefício também é concedido a itinerantes, pessoas em situação de rua e a famílias em condições de vulnerabilidade social. Dentre os beneficiados estão pessoas identificadas pelo serviço social do município em estadia na cidade, mas sem condições financeiras de seguir viagem.

Boa parte da demanda é absorvida em triagem pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Catanduva. Em alguns casos, é fornecida passagem de ida e volta à cidade. Também entram na conta encaminhamentos de casos atendidos pelo Conselho Tutelar.

Na maioria das vezes, a compra de passagem tem objetivo de facilitar o processo de reinserção social na cidade natal do solicitante. Para que isso ocorra, a secretaria tem o cuidado de contatar órgãos de ação social da cidade em questão para que o migrante tenha amparo necessário à sua reintegração.

Contrato

Para atender à demanda de 2018, a Prefeitura acaba de firmar contrato no valor de R$ 30 mil com a empresa Viação Luwasa, visando ao fornecimento de passagens intermunicipais ao público alvo. O extrato de contratação foi publicada na edição eletrônica da Imprensa Oficial do Município da quinta-feira, dia 11 de janeiro.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas