A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, divulgou nesta segunda-feira, dia 2, o edital de incentivo às artes, para o apoio e estímulo de propostas artísticas locais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de novembro.
As propostas aprovadas, cinco no total, devem ser inéditas. Cada uma delas receberá o prêmio de R$ 10 mil. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, de caráter cultural, que moram em Catanduva, comprovadamente, há pelo menos dois anos.
“Serão aprovadas as propostas cujas ações sejam acessíveis ao público, contribuam para a construção de conhecimentos e beneficiem a produção e fruição de bens artísticos e culturais”, informou o secretário do Fundo Municipal de Cultura, Guilherme Gandini.
Devem ser elaborados projetos nas áreas audiovisual, artes visuais, dança, literatura, música, teatro e outros formatos que podem ser propostos pelos interessados.
“A exemplo de programas de incentivo de sucesso como o ProAc – Programa de Ação Cultural do Estado, o Edital de Incentivo às Artes é democrático, investe diretamente na produção artística local, amplia e diversifica as formas de fruição de bens culturais em toda a cidade”, disse a diretora de Cultura, Cris Anovazzi.
As cinco propostas aprovadas também integrarão o calendário de atividades do centenário de Catanduva. O edital e seus anexos podem ser encontrados no site da Prefeitura de Catanduva. Mais informações pelo telefone (17) 3531-5100.
Capacitação
A Prefeitura oferecerá capacitação gratuita, ainda sem data definida, para a elaboração de projetos. A previsão é de que o curso ocorra na segunda quinzena de outubro e seja realizado por integrantes do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura.
Fundo Municipal de Cultura
O Fundo Municipal de Cultura foi criado pela Lei 4.827/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 5.525/2010. Tem por finalidade propiciar recursos financeiros a projetos e programas de desenvolvimento artístico-cultural em Catanduva.
Fonte: Assessoria/Prefeitura