Prefeitura e Senai iniciam turmas do curso de Corte e Costura

Já começaram as aulas das novas turmas dos cursos gratuitos de Corte e Costura, em Catanduva. A iniciativa faz parte de convênio firmado entre a Prefeitura e o Senai, em 2017. Nesta nova fase, são oferecidas três especializações, com oportunidades para uma nova profissão e até mesmo para obtenção de renda extra.

As aulas são completas, com 160 horas cada curso, material didático custeado pela Prefeitura, assim como os tecidos usados na confecção das peças.

São duas turmas de “Costura Reta e Overloque” e outra de “Costura Sob Medida”, com aulas na oficina do projeto Costurando Arte, na rua São Paulo, e na sede do programa Caic Jovem, no Solo Sagrado. As atividades têm dias e horários variados para cada turma e seguem, respectivamente, até setembro, novembro e dezembro.

Cada turma é formada por 16 alunos e os participantes recebem certificado de conclusão do curso pelo Senai. A professora responsável pelas aulas é contratada da empresa terceirizada Campos Céspedes LN.

Cursos de Curta Duração

Desde 2017, Prefeitura e Senai estreitaram laços para oferecer benefícios à população, mediante parceria. Naquele ano, foi firmado convênio para o primeiro curso na área de “Corte e Costura”, que foi ministrado na oficina do Costurando Arte.

A parceria se desenvolveu e a Prefeitura, além de inaugurar esse ano a segunda oficina de Corte e Costura na sede do Caic Jovem, ainda ministrará no local outros cursos de curta duração nas áreas de Informática Básica e Auxiliar Administrativo.

Somente na modalidade de cursos de curta duração, a proposta da Prefeitura é atender, em parceria com o Senai, pelo menos 100 jovens durante o ano de 2019.

Cursos de Aprendizagem

A Prefeitura também firmou convênio com o Senai para oferecer cursos de aprendizagem com carga horária de 800 horas e exigência de que o jovem esteja com a carteira assinada e ganhando um salário mínimo mensal pelas horas em que estará aprendendo. As aulas começarão em julho, com 32 jovens.

Unidade em Catanduva

Coroando o êxito da parceria, a Prefeitura viabilizará a instalação de uma unidade fixa do Senai em Catanduva. Isso quer dizer que, além dos cursos ministrados por profissionais da Prefeitura capacitados pelo Senai, os catanduvenses contarão com professores da instituição atuando de forma constante no município.

O reforma do prédio que abrigará a unidade – no antigo CEM da rua Recife – está em fase final e, na semana passada, iniciou-se a transferência de equipamentos. A previsão é que sejam atendidos, no local, aproximadamente 80 jovens nas áreas de Mecânico de Máquinas Agrícolas e Eletricista Industrial, ainda em 2019.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas