Prefeitura entrega obras e deixa investimentos encaminhados

A Prefeitura de Catanduva entregou novas obras à população, nas áreas de educação, trânsito e infraestrutura. As placas que formalizam a conclusão desses investimentos feitos durante a gestão da prefeita Marta do Espírito Santo Lopes foram afixadas sem qualquer cerimônia, a fim de evitar aglomerações em prevenção ao novo coronavírus. Outras construções ficaram encaminhadas.

No Residencial Júlio Ramos, o Nova Catanduva 2, a creche-escola Prof.ª Elissa Schettini Roman Capuano foi concluída pelo Governo do Estado e recebida pela Prefeitura. O mobiliário, já entregue, estará à disposição do futuro governo.

Já a escola Prof.ª Luzia Aparecida Sestito Gradella, no Residencial José Olympio Gonçalves, o Nova Catanduva, passou por reforma completa, ampliação e recebeu equipamentos de combate a incêndio. Foram construídas quatro salas de aula.

Na mesma região, a Prefeitura concluiu o prolongamento da avenida Otávio Adami, compondo novo acesso aos bairros Nova Catanduva, Gabriel Hernandez e Imperial. A próxima etapa consiste na sinalização da via para a liberação do acesso. A obra atendeu Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.

Já as escolas Prof. Mário Juliano Pozetti, no Nosso Teto, e Prof.ª Graciema Ramos da Silva, que fica no Solo Sagrado, ganharam cobertura em suas quadras. Os espaços esportivos foram reformados e tiveram pintura de solo renovada.

Ainda na área da Educação, a cozinha da escola Prof.ª Dora de Arruda Mendes, no Gavioli, foi reformada e ampliada. O local passou de 12 para 24 metros quadrados, com troca de pisos e azulejos, substituição de portas e janelas, além da instalação de bancadas de granito e novos equipamentos de elétrica e hidráulica.

O Centro de Educação de Trânsito (CET) José Garcia Júnior também está concluído. O prédio fica no Giordano Mestrinelli e já poderá receber estudantes, no próximo ano letivo, para atividades e palestras educativas.

A canalização parcial do rio São Domingos, entre as ruas Ceará e São Paulo, também foi entregue oficialmente. A placa está afixada na rotatória construída em cima da antiga e acanhada ponte da rua 24 de Fevereiro. Outra obra concluída foi o conjunto de sanitários e a banca de revistas da Praça da República, no Centro.

O Paço Municipal também passou por reformas durante a gestão Marta. As centrais de atendimento foram repaginadas, receberam novo mobiliário e sistema mais moderno. O prédio ganhou, enfim, um Refeitório para os servidores – o espaço ainda não está aberto para uso, como medida de prevenção ao coronavírus.

Por fim, a Prefeitura também formalizou a entrega da Casa dos Conselhos, implantada junto ao CRAS do Nosso Teto. O núcleo oferece apoio e orientação, além de reunir toda a documentação referente aos conselhos municipais existentes.

Recape

O recape asfáltico chegou a várias localidades em 2020. Os investimentos foram feitos pela Prefeitura e também pela Superintendência de Água e Esgoto (Saec) em trechos que receberam intervenções realizadas nas redes de água e esgoto.

Foram atendidas as ruas Floreal, Acre, Ilhéus, Martinópolis, Coroados, Cotia, Jundiaí, Guaxupé, Barão dos Cocais, Socorro, Amazonas, Aracajú, Belém, Tietê, Guarulhos, Ipês, 21 de Abril, Morro Agudo, Levi Turim, Ourinhos, Itapema, Blumenau Itajaí, Joinville, Savério Vertoni, Curitiba, Geraldo Zirondi, Nelson Pires, Catiguá e Elisiário.

Entre as vias recuperadas, destacam-se, ainda, as avenidas Dona Engrácia, Leonor Abdo Jorge, Benedito Zancaner, Urany Marques de Souza, Foad Bauab e Anis Bauab, além da própria avenida São Domingos, no trecho que foi recém-canalizado. A rua Antônio Girol, alvo de muitas obras estruturais, está com recape agendado.

Infraestrutura

No Santa Paula, foram implantadas galerias entre as avenidas Dona Engrácia e Nova Lima. No São Francisco, o trabalho foi executado nas ruas Porto Alegre e São Luis, entre as ruas Ilhéus e Jundiaí. O Distrito Industrial 4 também passou pela intervenção nas ruas Walter Kruger, Alberto Dotti e Alice Lima de Castro Boso.

A rua 24 de Fevereiro, na região central, passou pela intervenção da avenida São Domingos à rua Belém, para melhorar o escoamento. O mesmo trabalho foi feito nas ruas 13 de Maio e Ceará e em trechos da Minas Gerais e Recife, Jardim do Lago.

No Parque Flamingo a implantação das galerias foi feita entre as ruas Cristais e Ipiranga atendendo a antiga reivindicação dos moradores. O trabalho também beneficiou a avenida Otávio Adami, Distrito Industrial Antônio Záccaro, ruas Macapá e Minas Gerais, Vila Rodrigues, e avenida Holambra e rua Ibiraci, Cidade Jardim.

A avenida Daniel Soubhia com a rua Floresta Azul também recebeu neste ano galerias de águas pluviais para dar fim a erosão existente no Jardim Caparroz. Outra erosão foi recuperada, durante a atual adminsitração, no Parque José Curi.

Rua Mongaguá

A Prefeitura está com nova licitação em andamento para a conclusão das obras da rua Mongaguá, no Jardim Alpino. O valor é de R$ 567,6 mil para pavimentação, guias, sarjetas, calçadas e sinalização viária. O local já recebeu galerias pluviais.

Os recursos são do Governo do Estado, em liberação que totaliza R$ 2 milhões. Com o restante, a Prefeitura fez o prolongamento da rua Pindamonhangaba, no Bom Pastor, e reconstruiu as pontes da estrada de Novais e do Jardim Santa Paula.

Trânsito

Na gestão da prefeita Marta, foram instalados 45 novos pontos de ônibus cobertos para acomodar os usuários do transporte coletivo. A sinalização viária de diversos bairros foi recuperada, inclusive com instalação de placas de nomenclatura de ruas.

A nova rotatória da alameda Barcelona com a avenida Daniel Soubhia aumentou a segurança no trânsito daquela região. A obra foi realizada pela MRV mas o projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Obras e Serviços. A ponte foi ampliada, além de serem implantadas guias, sarjetas e galerias para a vazão da água da chuva.

Está em andamento a revitalização da avenida Deputado Orlando Zancaner, no Jardim Aeroporto. O projeto prevê fechamento de canteiros, nova sinalização e adequação dos dispositivos de acesso. A intervenção é feita entre as rotatórias das ruas Martinópolis e Salvador. O objetivo é evitar conversões perigosas.

Zoológico

Foi concluída a perfuração do poço profundo do Zoológico Municipal, só faltando a ligação no reservatório, que será realizada com mão de obra própria. Caso tenha o material disponível no setor de Obras e Serviços, a finalização dessa outra etapa poderá ser feita na primeira semana de janeiro, proporcionando economia de água.

SAEC

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) formalizou a entrega de quatro pontos que receberam investimentos na gestão Marta. As obras referem-se à construção das Unidades de Reservação do Distrito Industrial III, Del Rey e Barro Preto. Nos três locais, foram implantados sistemas hidráulicos, elétricos e de automação. Já a Unidade de Reservação do Santo Antônio foi automatizada.

Seguem em andamento, com previsão para conclusão em 2021, as obras de canalização, combate a erosões e proteção de taludes, além de coletas de águas pluviais nas margens dos córregos Fundo, Retirinho e das Borboletas. O serviço tem foco na recuperação ambiental e a proteção de nascentes dos córregos da cidade.

Fonte: Assessoria/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas