A Prefeitura de Catanduva investiu R$ 84 mil em equipamentos direcionados a melhorar a segurança de trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM). A entrega do material foi realizada pelo prefeito Afonso Macchione Neto e acompanhada pelo comandante Luiz Carlos Larocca, na tarde desta quinta-feira, dia 17.
O prefeito afirma que o reforço nos itens de segurança trará mais qualidade nos serviços prestados à população. “Procuramos fortalecer a guarda municipal, que tanto tem contribuído para segurança pública da população”, destacou.
Foram entregues 75 novos coletes a prova de balas. Eles são mais resistentes que os atuais e serão de uso individual. Essa era uma das principais carências do efetivo. A quantidade de coletes existentes para ações operacionais diárias era menor que o número de guardas, sendo necessário seu uso compartilhado.
As peças em utilização foram adquiridas ainda na gestão anterior do prefeito Macchione, em 2010. Para esse tipo de atividade, o colete balístico é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório.
A remessa de materiais comprados inclui também 80 frascos de spray de gás lacrimogêneo, sendo cinco deles Max (500 ml), utilizado para conter ocorrências que envolvam grande quantidade de pessoas e 20 granadas de efeito moral para conter distúrbios civis.
O comandante Larocca destaca o empenho da administração para melhorar as condições de trabalho dos servidores. “O investimento é de extrema importância. Atuamos para inibir a violência reforçando a segurança pública”, finaliza.
Como parte de suas atribuições, a GCM faz serviços de patrulhamento com objetivo de preservar o patrimônio do município, como praças, parques e rondas escolares, além de manter a ordem pública. Atualmente, o efetivo é de 74 integrantes.
Fonte e foto: Comunicação/Prefeitura de Catanduva