A Prefeitura de Catanduva fortaleceu os vínculos com duas das instituições de ensino superior mais importantes do município com a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes). O pacto foi firmado pela Secretaria Municipal de Saúde com representantes do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) e do Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes).
O Coapes e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial nº 1.127, de 6 de agosto de 2015, e tem como objetivo o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A etapa de assinatura do contrato conclui um longo processo de pactuação, discussão e qualificação da inserção dos estudantes no serviço público de saúde, até que fossem definidas as contrapartidas e o território de estágio.
“Desde o início de 2017, a gente vem trabalhando nisso, nessas pactuações, nas discussões entre Secretaria de Saúde e responsáveis pelos cursos da área da saúde das duas instituições de ensino superior do município”, explica Ronaldo Gonçalves Júnior, secretário municipal de Saúde.
Antes, a Prefeitura mantinha convênio com as instituições para que a rede municipal de saúde fosse utilizada como campo de estágio dos alunos. Ao concretizar o Coapes, são formalizadas contrapartidas das faculdades em favor da comunidade, seja em apoio institucional, cobertura de vazios assistenciais, elaboração de protocolos de saúde, compartilhamento de espaços e em outras parcerias futuras.
“Essa união possibilita a solução para problemas vivenciados na rede pública de saúde. Na prática, várias dessas ações já acontecem e foram, agora, formalizadas com a elaboração de planos e assinatura do contrato entre os órgãos”, completa.
Imagem: Comunicação/Prefeitura
Fonte: Assessoria/Prefeitura de Catanduva