Prefeitura fortalece ações de conscientização no Janeiro Branco

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de prevenção e cuidados com a saúde mental, dentro da campanha Janeiro Branco, que propõe um mês de conscientização sobre o assunto.

Dentre as iniciativas, moradores da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Carlos Eduardo Bauab, do Theodoro Rosa Filho, acompanharam palestra e interagiram, ao ar livre, em uma roda de conversa. A atividade contou com a presença de homens e mulheres de diferentes idades.

Mais recentemente, a discussão repercutiu de forma positiva junto aos moradores atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Rocha, no Gavioli. O diferencial ficou por conta do clima de descontração e aproximação entre a equipe e o público. No cronograma de atividades, houve até uma apresentação musical.

“Nossos profissionais têm reforçado o alerta sobre a atenção às doenças mentais, com mensagens de motivação e palavras de estímulo às novas perspectivas para uma vida cada vez mais saudável, que ajudam a recuperar a saúde mental”, expõe o secretário de Saúde, Ronaldo Gonçalves Júnior.

O município possui atendimento especializado a pacientes com doenças mentais. No Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), são feitas 40 consultas por dia. Como parte integrada do atendimento, são ofertadas oficinas terapêuticas: estratégias de cuidado e interação para alcançar a recuperação e socialização do paciente.

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas