A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social, identificou 17 pessoas vivendo em situação de rua, na região central da cidade. A abordagem foi realizada esta semana, nos finais de tarde e à noite, períodos considerados de maior exposição e fluxo desse público. Constou-se, ainda, que 11 deles são migrantes.
O trabalho faz parte da rotina de atividades da equipe do Centro Pop, que direciona atenção exclusiva aos moradores em situação de rua.
Na ação, os profissionais se depararam com ocorrências corriqueiras, já que a maioria não aceitou atendimento. Mesmo assim, a equipe reforçou a mensagem da possibilidade de inserção em programas sociais do município.
Conforme balanço da atividade, seis foram levados à Casa de Passagem para pernoitar e um deles foi encaminhado a São José do Rio Preto, sua cidade de origem. As intervenções foram acompanhas pela Guarda Civil Municipal (GCM).
A abordagem é uma extensão da proposta do Centro Pop, que visa acolher pessoas que vivem nas ruas. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 1,5 mil atendimentos na recepção do projeto.
Dentre os principais serviços procurados estão banho, café da manhã, retirada de kits de higiene e ticket-refeição para almoço no Restaurante Popular, distribuição de roupas e calçados e acesso à lavanderia.
O Centro Pop também atua na conscientização da comunidade, com apelo e ampla campanha contra o gesto de dar esmolas – a prática alimenta o vício da maioria dos moradores de rua e mantém sua subsistência de forma desumana.
Fonte: Comunicação/Prefeitura de Catanduva