Prefeitura implanta ‘cruzamentos inteligentes’ em três pontos

O trânsito de Catanduva ganhará o reforço de uma tecnologia importante para melhorar o fluxo de veículos em três pontos que registram congestionamento em horários de pico. Trata-se do chamado “laço”, equipamento que faz a contagem de veículos em tempo real e, a partir disso, faz ajustes no tempo do semáforo.

De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), durante a execução dos serviços, será necessário interditar as vias.

O trabalho começa na manhã deste sábado, dia 23, no cruzamento das avenidas Caxias do Sul e Benedito Zancaner. À tarde e também no domingo, dia 24, as equipes instalarão o equipamento nos cruzamentos das ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, e das ruas 7 de Setembro e Goiás.

A recomendação é de que os motoristas evitem os locais indicados. Agentes Fiscais de Trânsito, os AFTs, estarão nos pontos determinados, para auxiliar os condutores.

“O equipamento detecta a quantidade de veículos e compensa o tempo daquela via com mais movimento. Na rua 15 de Novembro, por exemplo, quando há passagem de trem, a concentração fica na 7 de Setembro, então pretendemos desafogar esses pontos de grande fluxo”, explica a secretária de Trânsito, Maria Luiza Sprone.

Tecnologia

O laço é responsável por detectar o fluxo de veículos e manter a via com circulação liberada por mais tempo, com o objetivo de desafogar o trânsito e garantir segurança aos condutores. O equipamento, aliado à tecnologia, analisa a quantidade de carros, motos, ônibus e caminhões que trafegam em determinado trecho da via, durante um intervalo de tempo específico. O fluxo por hora também faz parte da análise.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas