Prefeitura intensifica abordagem noturna devido à baixa temperatura

A Prefeitura de Catanduva tem intensificado as abordagens noturnas devido às baixas temperaturas registradas nos últimos dias. A ação é liderada pela Secretaria de Assistência Social e visa acolher pessoas que vivem em situação de rua no município.

O trabalho é conduzido pela equipe do Centro Pop, um centro de referência especializado no atendimento à população em situação de rua, que faz a busca ativa a esse público-alvo, com estratégias direcionadas a convencer o morador na rua, sem obrigá-lo, a aceitar os serviços sociais.

Na noite de quarta-feira (26), 12 pessoas foram abordadas. Dois homens aceitaram atendimento e foram levados à Casa de Passagem. Na maioria das vezes, a pessoa resiste à abordagem e prefere continuar nas ruas, devido a fácil oferta de esmolas para manter o vício nas drogas.

No período, os profissionais visitaram 29 pontos usados como abrigo por pessoas em situação de rua. Esses locais são alvos recorrentes de denúncia. A principal reclamação é a insistência dos pedintes para conseguir esmola.

Em um dos estabelecimentos na avenida Engenheiro José Nelson Machado, a equipe conversou com o subgerente e falou sobre os serviços disponíveis.

Em verificação de denúncia no bairro Bom Pastor, os profissionais constataram que não se tratava de um morador de rua, mas sim de um ponto de tráfico e uso de entorpecente. Os envolvidos se esquivaram para evitar abordagem.

Paralelamente às abordagens, a população que vive nas ruas é acompanhada pelo Centro Pop de forma contínua. Por meio dos cadastros, os profissionais atualizam histórico de cada morador, fazem visitas e mantêm contato com aqueles que estão em clínicas, monitorando a frequência dessas pessoas nos serviços da rede, principalmente na área da saúde.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas