Prefeitura investe R$ 1,2 mi em medicamentos e normaliza estoque

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, investiu R$ 1,281 milhão na compra de medicamentos e conseguiu normalizar o estoque da farmácia municipal. O montante será suficiente para repor 108 tipos de remédios que estavam em falta desde quando a atual administração assumiu o governo, quando as prateleiras estavam praticamente zeradas. A lista padronizada da pasta conta com mais de 200 remédios.

A secretaria recebeu os itens gradativamente ao longo da última semana. Dentre os remédios mais comuns comprados nessa etapa estão dipirona, omeprazol, losartana e sinvastatina. De janeiro até agora, as aquisições foram feitas por meio de licitações, somadas a compras diretas, para dar agilidade aos trâmites e atender a demanda.

Os remédios recebidos estão sendo inseridos no sistema e, imediatamente, separados e distribuídos para todas as unidades de saúde do município. A Secretaria de Saúde orienta que os usuários com receita de medicamento pendente procurem sua unidade de referência para retirar o item.

Sensível a essa questão, o prefeito Afonso Macchione Neto afirma a gestão feita nos últimos meses, necessária para garantir o abastecimento. “A burocracia é muito grande. Tivemos que fazer uma compra emergencial, pois não podíamos esperar mais, tamanha a carência que temos com relação à oferta de medicamentos”, ressaltou.

Dentre os entraves, para regularizar a situação e reativar o abastecimento, a secretaria teve de começar a saldar débitos com fornecedores, já que, em determinados casos, mercadorias deixaram de ser entregues à municipalidade por conta de dívidas abertas há seis meses – entre tantas outras deixadas pela administração anterior.

O secretário de Saúde Ronaldo Gonçalves Júnior destaca a prioridade da atual administração em manter os pagamentos em dia, visando o bem-estar e saúde dos usuários. “Temos a preocupação de manter os compromissos em dia para garantir o fornecimento de remédios aos usuários. O abastecimento nas farmácias é essencial para a qualidade do tratamento de saúde das pessoas.”

Inventário

A Secretaria de Saúde de Catanduva começou a fazer um raio-x da situação da farmácia central com relação a quantidade de medicamentos existentes. O estoque atual, que está sendo conferido, irá compor o inventário do local.

Fonte e foto: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment