A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, começou a levar atendimentos médicos às pessoas em situação de rua. Trata-se do programa Consultório na Rua, que acaba de ser implantado no município. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços de saúde a esse público que está em condições de vulnerabilidade e com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
Na cidade, as ações são desenvolvidas por equipe multiprofissional, contendo médico, psicóloga, assistente social e enfermeiro, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem contato direto com pessoas em situação de rua no Centro Pop e contribuirá com encaminhamentos.
O grupo deve realizar atendimentos de forma itinerante, frente a problemas e necessidades de saúde dessa população. No cronograma de trabalho constam buscas ativas, além do cuidado com usuários de álcool, crack e outras drogas.
Para isso, a equipe terá atuação integrada com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e permanecerá de prontidão para serviços de urgência e emergência e outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário.
O Consultório na Rua está locado no Centro de Saúde Dr. José Perri, o Postão da rua Pará, com consultas às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas.
Gestão
Catanduva conseguiu habilitação para implantar o programa Consultório na Rua depois de gestão encabeçada pelo prefeito Afonso Maccione Neto e o secretário de saúde, Ronaldo Gonçalves Júnior, junto ao Governo Federal. No ano passado, eles entregaram ofício sobre o tema, em mãos, ao ministro da saúde Ricardo Barros.
Fonte: Assessoria/Prefeitura