O esporte para todos. Com essa proposta, alunos com deficiência visual da Coordenadoria de Inclusão Social vivenciaram esta semana uma nova experiência: andar de bicicleta. O desejo que se tornou realidade foi possível graças a atividade do Sesc, na “Semana Modos de Acessar”, que vai de 2 a 8 de dezembro.
A programação usa o esporte como ferramenta de integração, sociabilidade e de promoção à saúde, condição que coincide com as práticas adotadas pela coordenadoria. Na Inclusão Social, os participantes são estimulados a desenvolver habilidades físicas, motoras e esportivas, respeitando as limitações de cada um.
Para os alunos que não enxergam, ou que têm baixa visão, a ocasião foi de aprender a pedalar. Outros mataram saudades da magrela. Durante a experiência, foi utilizado um par de bicicletas convencionais conectadas, onde os participantes, auxiliados por professores, passearam de bike.
A atividade adaptada às pessoas com deficiência visa potencializar a autonomia junto ao público-alvo, além de proporcionar mais segurança e mobilidade no dia a dia. A iniciativa aberta ao público também atraiu alunos do Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (IDVC).
Imagem: Divulgação/Inclusão Social
Fonte: Assessoria/Prefeitura