Prefeitura leva ‘Saúde na Escola’ a quase 5 mil estudantes

A Prefeitura de Catanduva, por meio de ação conjunta entre as Secretarias de Saúde e Educação, está conscientizando alunos de creches, pré-escolas e do ensino fundamental sobre saúde. Serão contemplados quase cinco mil alunos nos próximos dois anos. Para fortalecer as ações já trabalhadas com a população, o município aderiu ao programa federal “Saúde na Escola”.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio das ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Para o secretário de saúde, Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, as ações ajudarão a detectar precocemente possíveis agravos à saúde e, desta forma, prever encaminhamentos necessários. “A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos e doenças. Questões relacionadas à saúde acabam afetando o desenvolvimento escolar do aluno.”

O programa conta com o apoio de 19 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Flamingo I e II, Gabriel Hernandes, Euclides, Santo Antonio, Lunardelli, Gaviolli, Solo Sagrado I e II, Alpino, Bom Pastor, Pachá, Nosso Teto I e II, Engrácia, Monte Líbano, Imperial e Nova Catanduva I e II.

O plano de trabalho direciona atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção das práticas corporais, atividade física e lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, avaliação de saúde bucal e da situação vacinal, segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, direito sexual e reprodutivo e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas