A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social retomou os atendimentos 24 horas, incluindo os finais de semana, na Casa de Passagem. No começo do ano, houve alteração provisória no período de funcionamento. Agora as portas permanecem abertas diuturnamente para acolhimento provisório às pessoas em situação de rua, migrantes e itinerantes.
Aos frequentadores é oferecida alimentação, incluindo café da manhã, almoço e jantar, além de espaço para pernoitar. Recentemente, a prefeitura comprou cobertores e roupas de cama para melhor atender a demanda.
Nas últimas semanas, a Casa de Passagem tem registrado aumento no fluxo. Por dia, são cerca de 30 atendimentos. A condição seria resultado do serviço de abordagem social e busca ativa nas ruas no período noturno, realizado por equipes do Centro Pop, que tem ações extensivas às da Casa do Migrante.
De acordo com a secretaria, as abordagens são programadas sistematicamente. Mas, em decorrência das baixas temperaturas, pontos estratégicos com maior concentração de pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade vêm sendo percorridos. A aceitação ao serviço, devido ao trabalho, tem sido maior.
Fonte: Assessoria/Prefeitura