O cuidado com o meio ambiente é essencial para o futuro das próximas gerações. Uma das formas de preservação e melhoria da qualidade de vida dos seres vivos é a arborização urbana, obtida por meio do plantio de árvores. Uma ação simples que, se feita por todos, pode trazer benefícios incontáveis ao ecossistema.
Para começar, é fácil: basta plantar uma muda de árvore em frente de casa. Além da sombra, as árvores oferecem equilíbrio térmico e, como consequência, a suavização das temperaturas, conservação da umidade do solo e redução da velocidade do vento.
A Prefeitura de Catanduva abraça a ideia e mantém em atividade o Projeto Arvorear, com visitas e orientação casa a casa. A ação tem, entre suas premissas, a participação popular a favor da natureza. A intenção é engajar pessoas, motivando o plantio em calçadas para ampliar a arborização urbana.
As atividades envolvem palestras, reuniões e visitas às residências para diálogo com os moradores sobre a importância do plantio e cultivo de árvores nas calçadas.
“São muitos os benefícios. As árvores são eficientes na prevenção de erosão, servem de atração e abrigo à fauna e flora e constituem opção de lazer e descanso para a comunidade. Sem contar que contribuem para a valoração histórico-cultural do município e para a valoração paisagística dos imóveis”, disse o engenheiro agrônomo Mário Meirelles.
Levantamento recente indica que existem 24 mil árvores novas e antigas plantadas em praças, áreas verdes e ruas do município. O objetivo é alcançar o número de 34 mil árvores plantadas. “Para isso, a população precisa ser convencida da importância da arborização e dos seus benefícios”, ressaltou o engenheiro.
Na abordagem, a Prefeitura oferece o plantio gratuito, inclusive em locais que não contam com espaço pronto para receber as mudas. Nesses casos, as equipes efetuam o serviço completo, desde o recorte da calçada. Tudo isso mediante autorização do proprietário e com acompanhamento do engenheiro responsável.
Para se chegar à quantidade ideal de árvores plantadas dentro de Catanduva deve se levar, ainda, de 3 a 4 anos. Nas áreas de preservação permanente, ou APPs, existem hoje cerca de 30 mil árvores.
Moradores que querem ter uma árvore em frente de casa são cadastrados na hora da visita e, a partir de agendamento, é feito o plantio por funcionários da Prefeitura. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (17) 3524-1127 ou 3521-1671.
Fonte: Assessoria/Prefeitura