A Prefeitura de Catanduva, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente, prepara laudo com informações sobre os danos ambientais causados pelo incêndio nas proximidades do campus do Imes, no final de semana. Na ocorrência, o fogo começou pela rodovia Cesário José de Castilho e se alastrou rapidamente.
Levantamento preliminar da Patrulha Ambiental aponta que o fogo atingiu uma área de aproximadamente 20 alqueires. A maior parte era de plantio de cana.
A estimativa é de que 30% das árvores (nativas e de replantio) que ficam em uma Área de Preservação Ambiental foram atingidas. A nascente modelo e a mata ciliar (vegetação no entorno) foram levemente afetadas, apesar das chamas à sua volta.
As causas do incêndio, de grandes proporções, ainda são desconhecidas. A ocorrência mobilizou uma força-tarefa que envolveu esforços dos Bombeiros e contou com três caminhões-pipa da frota municipal, um da Usina Itajobi e outro da Tebe – concessionária que administra a rodovia.
Além disso, animais que pastavam em propriedade particular não resistiram ao calor das chamas. O caso será investigado. A conclusão do laudo apontará as providências a serem tomadas pelos órgãos ambientais.
Imagem: Divulgação/Defesa Civil
Fonte: Assessoria/Prefeitura