A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, colocou em prática ações de educação ambiental junto à população. O trabalho é realizado em áreas abertas por meio de exposições e orientação voltadas, principalmente, à coleta seletiva e arborização urbana.
As ações estão previstas no Programa Municipal de Educação Ambiental e têm como objetivo conscientizar a população e sensibilizá-la para as questões locais. Nos últimos dias, as equipes estiveram presentes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Uma das propostas é levar ao conhecimento dos moradores o serviço de coleta seletiva, realizado porta a porta nos bairros “Percebemos que muitos ainda desconhecem o serviço ou têm dúvidas na separação do material”, explicou a educadora ambiental Daiane Ciccone Cesarino.
É o caso do óleo de cozinha usado que pode ser descartado junto com os demais recicláveis na coleta seletiva. Além da coleta nos bairros, Catanduva também conta com os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos em 15 locais da cidade, facilitando o acesso da população.
Para incentivar a arborização urbana, a equipe faz doação de mudas e orienta os interessados sobre como e onde plantá-las, além da maneira como devem ser cultivadas. “A orientação é importante para que a arborização ocorra de forma responsável e participativa. Uma cidade arborizada proporciona qualidade de vida à população, com melhoria na qualidade do ar, conforto térmico, dentre outros benefícios”, ressaltou Daiane.
As crianças também foram inseridas na ação e participaram de contações de histórias voltadas aos temas propostos neste programa de educação ambiental. Outras ações serão realizadas ao longo do ano.
Como armazenar o óleo de cozinha usado
Depois de utilizado, o óleo de cozinha deve ser colocado em uma garrafa pet de qualquer tamanho, com tampa. Para o armazenamento, é necessário esperar que o óleo esfrie. A recomendação é para que seja utilizado um funil para encher a garrafa.
Conheça os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)
Praça Brasília, no Lunardelli;
Praça da República, no Centro;
Praça do Aeroporto (Rua Tatuí), no Agudo Romão;
Parque do Aeroporto, na avenida Mogi das Cruzes;
Praça Nove de Julho;
Instituto Federal, na avenida Pastor José Dutra Moraes, 239;
Praça da Igreja do KM 7
Prefeitura de Catanduva, na Praça Conde Francisco Matarazzo;
Centro de Educação Ambiental, na rua São Joaquim da Barra, 313, Jardim do Bosque;
Praça do Jardim Salles, ao lado da Unidade Básica de Saúde;
Praça do Martani, na rua Geraldo Zirondi;
Rua Japeri, no Jardim dos Coqueiros II;
Esquinas das ruas Salto e Guido Broglia, na Vila Soto;
Avenida das Uvas, entre os números 331 e 395, no Nova Catanduva;
SAEC, na rua São Paulo, 1.108, no Higienópolis.
Fonte: Assessoria/Prefeitura