Prefeitura promove dinâmicas em alusão ao ‘Janeiro Branco’

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, está com uma série de dinâmicas psicoeducativas em andamento em alusão à campanha Janeiro Branco, voltado à conscientização e prevenção em relação à Saúde Mental. As atividades visam incentivar os cuidados com a saúde mental para melhor qualidade de vida.

Ao longo do mês, ações de interação com os usuários da rede, dentre elas palestras, serão realizadas em grupos de trabalho que contam com a participação do público-alvo, além de salas de espera das unidades de saúde em geral.

Por meio do fortalecimento da temática do autocuidado e prevenção da saúde mental, a expectativa é chamar a atenção da comunidade para o assunto e fazer com que as pessoas olhem especialmente para suas próprias convicções psíquicas.

De acordo com a psicóloga Alessandra de Lima, gerente de unidade da Saúde Mental, o mês de janeiro remete a prováveis questões que provocam dúvidas, angústias ou dificuldades psíquicas e existenciais. Daí para a importância de colocar o período em evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional.

“O primeiro mês do ano é carregado de simbolismos, circunstâncias e características culturais peculiares e pode ajudar a revelar dificuldades e a enxergar necessidades das pessoas”, destaca.

O município atende, em média, mil pacientes com problemas de saúde mental a cada mês. Eles são acompanhados por profissionais da Atenção Básica de Saúde, Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Reabilitação Integrado (CRI) e Centro de Atenção Psicossocial – Caps II.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas