A Prefeitura de Catanduva proporcionou uma oportunidade de vivência entre pessoas com deficiência e alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa envolve a Coordenadoria de Inclusão Social e a Secretaria Municipal de Educação. Um cronograma visa contemplar estudantes em diferentes escolas da cidade.
Com essa proposta, a primeira roda de conversa foi realizada na escola Arnaldo Zancaner, com alunos do 5º ao 9º ano, na quinta-feira, 15. Representantes da Inclusão Social falaram sobre o papel de cada um, mesmo com as limitações, nas atividades. Dentre os trabalhos desenvolvidos, a participação ativa de homens e mulheres no esporte, lazer e dança.
Material impresso com fotos de momentos marcantes envolvendo a participação do grupo em suas respectivas atividades foi apresentado aos estudantes. Além disso, troféus e medalhas ficaram expostos ao público.
O Grupo de Dança 100 Fronteiras, da Inclusão Social, apresentou coreografia. Após as explanações, foi reservado momento em que os alunos esclareceram dúvidas sobre o assunto.
A ação é uma prévia da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que terá início no dia 19 de agosto. As atividades vão se estender até 21 de setembro, quando será celebrado o Dia da Luta da Pessoa Com Deficiência.
Dentre as ações programadas, está a realização do Mutirão da Empregabilidade, no dia 20 de agosto, das 9 às 14 horas, na Praça 9 de Julho, com a participação de empresas. A iniciativa visa cadastrar currículos de pessoas com Deficiência.
Imagem: Divulgação/Inclusão Social
Fonte: Assessoria/Prefeitura