A Prefeitura de Catanduva recebeu o primeiro relatório técnico de monitoramento do antigo lixão. O documento, elaborado pela Weber Consultoria Ambiental, traz informações sobre a área e análise sobre possível movimentação da manta, camada impermeável abaixo do solo.
O trabalho consiste em vistorias e análise de projetos, além da coleta de amostras do antigo lixão. A ação foi realizada na segunda quinzena de junho e teve o acompanhamento do engenheiro ambiental e diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, José Maurício Braga.
O relatório cumpre exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que decidirá pelo encerramento definitivo da área, projeto que está sendo estudado desde agosto de 2015. O lixão foi desativado em 2008 e, desde então, todas as medidas legais para o encerramento foram adotadas.
“Os técnicos da Prefeitura também fazem o monitoramento constante da área, a fim de evitar qualquer dano que possa ser causado ao meio ambiente. Um novo monitoramento, pela mesma empresa, será realizado entre os meses de novembro e dezembro, conforme exigências da Cetesb”, disse o diretor.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o relatório será encaminhado à Cetesb para avaliação e manifestação do órgão estadual.
Fonte: Assessoria/Prefeitura