A Prefeitura de Catanduva aproveita a Semana Mundial do Aleitamento Materno para reforçar a mensagem sobre a importância do ato. Com essa finalidade, uma série de ações vem sendo realizada por equipes das secretarias de Saúde e de Assistência Social.
A programação começou na terça-feira, dia 13, e terá encerramento nesta sexta-feira, dia 16. O assunto tem atraído atenção dos moradores nas unidades de saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Bom Pastor, Nosso Teto, Juca Pedro e Imperial.
No âmbito da Saúde, o público-alvo são gestantes das áreas de abrangências das unidades e Agentes Comunitários de Saúde. Nas abordagens, as participantes são orientadas sobre a prática do aleitamento e incentivadas a doar leite materno. Os profissionais dão dicas do passo a passo para o aleitamento.
Os Cras também receberam atividades do III Simpósio de Amamentação que contou com apoio da Unifipa e do Hospital Padre Albino. Dentro da temática, o grupo de trabalho ministrou palestras sobre “Estratégias intra-hospitalares para incentivo e manutenção do aleitamento materno” e “Empoderando mães e pais para o sucesso da amamentação”.
Benefícios
Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e seu bebê, a amamentação traz diversos benefícios como a boa nutrição, o crescimento saudável e a formação do sistema imunológico da criança, pois o leite materno contém todos os nutrientes importantes que protegem o bebê de vírus, infecções e bactérias.
Às mães, a prática faz com que sejam reduzidos os riscos de anemia, osteoporose, depressão, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário.
Imagem: Divulgação/Semas
Fonte: Assessoria/Prefeitura